A Guarda Civil lançou na manhã de quinta-feira, 27 de abril, na solenidade de aniversário de 120 anos da Corporação realizada no Teatro Erotides de Campos, o Selo Comemorativo que será utilizado nas comunicações da GC ao longo do ano. Evento contou com outras homenagens à Instituição e aos seus integrantes e foi prestigiado por autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e forças de segurança pública. Banda da Corporação abrilhantou toda cerimônia.
Durante a solenidade, o prefeito Luciano Almeida ressaltou o importante trabalho desenvolvido pela Guarda para cidade e anunciou que enviará dois projetos para a Câmara. O primeiro deles propondo a mudança do nome da Guarda Civil do Município para Guarda Civil Metropolitana. O segundo, dentro de 60 dias, será o projeto de Lei de atualização do Estatuto da Guarda Civil, anseio do efetivo. “Nós vamos mandar para a Câmara Municipal para que vocês deixem de ser só piracicabanos e se tornem metropolitanos. Também enviaremos o projeto do Novo Estatuto dentro de 60 dias”.
O comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, anfitrião da solenidade, explanou sobre todo o trabalho desenvolvido pela Guarda e que inclui atuação no trânsito, no meio ambiente, na proteção do patrimônio, de pessoas, fiscalização de posturas, de áreas verdes e de ambulantes. Proteção de animais e de mulheres, além de estudantes. “Esta é a Guarda que temos. Mas queremos uma Guarda que pode ser melhor do que já somos e por isso temos que recepcionar as tecnologias voltadas para a segurança pública e patrimonial e é isso que nós estamos fazendo, com a implantação do Sincad. Nós reduzimos 80% do uso de papel. Pelo Sincad já desenvolvemos o botão de emergência S.O.S Mulher Piracicaba e estamos desenvolvendo o SOS Comunidade Escolar e já desenvolvemos o Seg Rural, que será apresentado na próxima semana”.
Presentes na solenidade, o juiz da 3ª Vara Criminal, Rodrigo Pares Andreucci, que representava o diretor do Fórum, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva, e o delegado de polícia Diretor do Deinter 9, Kleber Altale, lembraram do papel fundamental das guardas na segurança pública dos municípios, principalmente nos pequenos. “Gostaria de fazer um clamor para as autoridades do poder Judiciário em Brasília enxergarem a realidade dos municípios, entenderem que a Guarda Civil é importante como um todo, não apenas na guarda do patrimônio público, o que vem dificultando o trabalho deles e com reflexo no poder Judiciário piracicabano”, explicou Andreucci.
Sua fala foi complementada por Altale. “Que o pessoal de Brasília realmente fique atento para não restringir sua prioridade para os próprios municipais, mas também para o atendimento de toda comunidade. Esperamos que a Guarda continue firme, atuante e parceira como sempre”.
O presidente da Câmara Municipal, Wagner Oliveira, agradeceu o trabalho desenvolvido pela Corporação no município. Já a tenente-coronel Sílvia Mantoani, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, lembrou a importância do trabalho em conjunto entre PM, Polícia Civil, GC e o Judiciário. “Nossos resultados operacionais só são possíveis pela parceria. Nós trabalhamos integrados e temos o mesmo objetivo e a palavra é gratidão pela parceria.”
O deputado estadual Alex de Madureira lembrou da importância da Guarda e anunciou que pretende solicitar recursos para aquisição de armamentos não letais para a corporação. “Nós vamos atender ao pedido da Corporação. A próxima liberação de recursos que o governo estadual fizer, nós faremos a indicação da aquisição de armamento não letal para a Guarda Civil”.
HOMENAGENS - A solenidade foi repleta de homenagens prestadas à corporação e seus grupamentos e também da corporação para integrantes do efetivo. A Guarda ganhou placas comemorativas da Unimed, Simespi, Acipi e Funseg e moções de aplausos e votos de congratulações dados pela Câmara Municipal à Corporação e também aos grupamentos Ciclístico, Pelotão Escolar e Patrulha Maria da Penha. As homenagens da Câmara foram iniciativas dos vereadores Ana Pavão, Pedro Kawai, Paulo Campos, Fabrício Polezi, Laércio Trevisan Jr. e Zezinho Pereira. Já a Corporação conferiu certificados de mérito e entrega de barretas a grupamentos e guardas-civis.