O 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba) lançou essa semana o regulamento oficial desta histórica edição, que será inaugurada no dia 26/08, que dispõe sobre datas, regras de participação, premiação e outras informações.
O regulamento completo da 50ª edição do evento pode ser baixado em arquivo PDF no site do Salão de Humor: https://
Como destaca o regulamento, as inscrições de trabalhos em todas as categorias devem ser efetuadas até o dia 18/06. O documento também institui que o 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que fica aberto à visitação gratuita no Armazém 14, do Engenho Central, até o dia 29/10.
Sobre a participação dos artistas, o regulamento aponta que profissionais e amadores podem inscrever trabalhos autorais, que não foram selecionados anteriormente, não foram premiados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba ou em outros eventos gráficos até a data de encerramento das inscrições.
Os trabalhos podem ser enviados por correio ou transportadora, por e-mail ou pessoalmente no Cedhu, que fica no prédio administrativo do Engenho Central.
Cada artista pode inscrever no máximo três obras por categoria, que nesta 50ª edição são: cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais), charge (humor gráfico com temas jornalísticos da atualidade), caricatura (humor gráfico que expressa os traços físicos e/ou de caráter de personalidade conhecida), tiras/HQ (arte gráfica em sequência; para HQs serão aceitas histórias com no máximo duas páginas) e tema Saúde Unimed (para trabalhos que abordem o tema saúde).
A novidade desta edição é a categoria Temático, que esse ano é 50 Anos: Crise da Meia Idade, proposto pela organização do evento.
Junior Kadeshi, diretor do Salão de Humor, comenta sobre a escolha. “O tema tem tudo a ver com os 50 anos do Salão e, com certeza, teremos trabalhos muito bons e engraçados relacionados a este tema, que inclusive é o medo de muita gente!”.
O regulamento também estipula que, além dos prêmios para as categorias, poderão ser concedidos prêmios especiais, oferecidos pela Prefeitura, órgãos públicos ou por apoiadores, no decorrer do processo de inscrição e seleção.
Em relação à premiação, aponta o regulamento, além do valor monetário, os autores premiados receberão troféus criados por Zélio Alves Pinto.
Os valores dos prêmios deste ano ainda podem ser reajustados. É o que busca o projeto de lei 38/2023, que o Executivo enviou à Câmara em 16/03 e recebeu parecer favorável dos parlamentares, na 20ª reunião ordinária de ontem, 17/04. O texto foi votado em primeira discussão e precisa retornar ao plenário para nova apreciação e depois ser promulgado em lei.
SERVIÇO – As inscrições para o 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba são gratuitas e podem ser feitas até o dia 18/06 pelo site do evento (salaodehumor.piracicaba.sp.