O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Helinho Zanatta (PSC), visitou na manhã desta sexta-feira (14) três corporações militares: Comando de Policiamento do Interior (CPI-9), 10º Batalhão da Polícia Militar e o 16º Grupamento de Bombeiros. Além de conhecer a estrutura das corporações, de colocar o mandato à disposição das policias, Helinho já assumiu o compromisso de trabalhar pela construção de uma nova sede para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) da Região Metropolitana de Piracicaba, em área da própria corporação.
A primeira visita do deputado Helinho foi ao novo comandante do CPI-9, coronel Rodrigo, que retornou à cidade depois de trabalhar no 10º BPM/I - Piracicaba entre 1996/2000 e também em 2015. O coronel pediu ao deputado ajuda para a construção da sede própria e na modernização do Copom, que é a porta de entrada das ocorrências de toda região. Ele enfatizou que “o Copom é o cérebro da corporação”.
Para viabilizar esta proposta, o coronel Rodrigo criou uma comissão interna, inicialmente para procurar uma área que possa sediar o novo Copom, que deve ser na sede do próprio CPI-9 e do 10º BPM/I na Vila Rezende. Ele ressaltou ao deputado que, com seu retorno à cidade, já começou a estudar as necessidades das corporações e planejar o futuro da PM na Região Metropolitana de Piracicaba.
Por isso, o coronel entende que um passo importante, que ainda está no campo das ideias, será a construção da sede própria do Copom, incluindo a modernização tecnológica. A nova sede é a prioridade da corporação neste momento, inclusive para acomodar melhor os policiais que trabalham no local, inclusive com auditório para treinamentos.
Helinho Zanatta já assumiu o compromisso de ajudar o CPI-9 com essa demanda junto ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o capitão Derrite. A segurança é uma das bandeiras do seu mandato, além de saúde, educação, moradia, infraestrutura e assistência social. O deputado vai aguardar a conclusão dos primeiros trabalhos da comissão do CPI-9 para agendar audiências no Estado para discutir essa reivindicação, com a certeza da sensibilidade do governador e do secretário para o pedido.
O deputado comentou que “a construção da sede do Copom tem que se tornar uma demanda da Região Metropolitana de Piracicaba, porque todos os 24 municípios serão beneficiados. Todos, com certeza, poderão contar com maior segurança”. Helinho citou como exemplo o pânico causado em todo o País, inclusive no estado de São Paulo, a partir do brutal assassinato de quatro crianças numa creche em Blumenau (SC).
Para Helinho, as polícias foram imediatamente acionadas, principalmente por causa da velocidade que se espalharam as falsas notícias (fakenews), e deram rápidas respostas às demandas. “Por isso ter um Copom novo e moderno será muito mais fácil receber os pedidos, promover a triagem e ações. Essa já é uma bandeira que vou defender como importante e justa junto ao governo estadual”.
10º BPM/I
A segunda visita do deputado foi à sede do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I Piracicaba), sendo recebido pela comandante a tenente-coronel PM, Silvia Andreia Mantoani. Os dois falaram sobre segurança nas escolas, com o deputado ouvindo relatos de Silvia sobre o trabalho da PM nos últimos dias.
A tenente-coronel, que nos últimos dias visitou várias escolas e fez palestras, relatou que a PM fez uma força-tarefa para num primeiro momento conter o pânico que se espalhou por toda cidade. Ela inclusive, após uma entrevista a uma rádio local, autorizou que o áudio fosse reproduzido em redes sociais, principalmente pelo whatsapp para acalmar os pais, mães, diretores, professores, funcionários e alunos.
O deputado Helinho lembrou que, neste momento, é muito importante acalmar os pais, os dirigentes das escolas para que expliquem aos filhos e alunos o que aconteceu, e que todos estão tomando atitudes para garantir a segurança escolar. Para ele, “o trabalho junto às famílias é fundamental, principalmente para que todos bem informados saibam separar o que é falso e o que é verdadeiro.
16º GP
A terceira e última visita do deputado Helinho Zanatta nesta manhã foi ao 16º Grupamento do Bombeiros de Piracicaba, recebido pelo comandante o tenente-coronel Alípio e o major Moura. Helinho conheceu a estrutura do local e a área de atuação do grupamento.
O tenente-coronel e o major Moura falaram das necessidades da corporação, como da vinda de novos equipamentos, relatando que uma das viaturas em operação tem 22 anos e sua tecnologia está desatualizado, apesar das manutenções e da sua funcionalidade.
O deputado Helinho também assumiu o compromisso, após receber mais informações das necessidades do grupamento. Ele vai levar essas demandas para o governo do Estado, por concordar que é fundamental a corporação, responsável por 52 municípios, estar bem equipada para atender as demandas da população.