Acontece no dia 14 de abril (sexta-feira), das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Museu Barão de Mauá, localizado no município de Mauá (SP), a oficina “Turismo Cultural – Receptivo Através do Patrimônio”, que será ministrada pelo turismólogo Esdras Casarini. Serão disponibilizadas 20 vagas. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas em: https://docs.google.com/forms/
A oficina compõe projeto contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Engenho Cultural e Largo Arquitetura. O apoio é da Prefeitura de Mauá.
As vagas disponíveis serão preenchidas por ordem de inscrição e haverá lista de espera, que será acionada caso ocorra alguma desistência entre os previamente inscritos. Os participantes receberão certificado.
A atividade é voltada a profissionais de museus, atrativos turísticos, receptivos, estudantes do ensino superior e demais interessados. Entre os temas abordados estão: segmentação do turismo, estratégias do receptivo, atendimento ao turista, pesquisa de demanda e desenvolvimento de roteiro turístico.
“O turismo é um grande propulsor da preservação cultural e patrimonial, da geração de renda e do sentimento de pertencimento da comunidade. Para isso, precisa ser desenvolvido de maneira sustentável e organizada, possibilitando não somente a geração de demanda, mas, sobretudo, que visitantes e moradores se beneficiem das melhorias que toda atividade turística propõe à localidade”, afirma Esdras Casarini.
“Na oficina proposta, abordaremos possibilidades para que o museu seja um espaço de múltiplos objetivos e de grande atratividade turística”, completa o profissional que ministrará a atividade.
Projeto
Situado numa casa de tipologia bandeirista, provavelmente do século XVIII, e um precioso exemplar remanescente do período, o Museu Barão de Mauá, localizado no município de Mauá (SP) está passando por um cuidadoso levantamento cadastral, etapa inicial de projeto de restauro que, futuramente, pode possibilitar o desenvolvimento de uma intervenção de restauro.
O processo, iniciado no final de outubro de 2022, é gerido pela Engenho Cultural e conta com a parceria da Largo Arquitetura. A previsão de conclusão é em setembro de 2023. O projeto reúne oficinas, aulas de campo e visitas guiadas. Haverá, ainda, ações de comunicação, com o objetivo de evidenciar o trabalho e levar conhecimento à sociedade.
Serviço
Oficina “Turismo Cultural – Receptivo Através do Patrimônio”, com o turismólogo Esdras Casarini. Dia 14 de abril (sexta-feira), das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Museu Barão de Mauá, localizado no município de Mauá/SP (Av. Dr. Getúlio Vargas, 276, Vila Guarani). 20 vagas. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas em https://docs.google.com/forms/