Texto: Evandro Pelligrinotti - XV de Piracicaba
Foto Crédito: Mariana Kasten
O XV de Piracicaba fez o segundo jogo pelas semifinais do Paulistão A2 Kia 2023, diante da Ponte Preta, na noite deste sábado, 1, no estádio Moisés Lucarelli, e os donos da casa venceram por 2 a 0, com gols dos atacantes Jeh e Eliel. Como o time de Campinas ganhou o primeiro por 3 a 0, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, o Nhô Quim se despediu da competição, e volta suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D, que começará em maio.
O jogo
Os donos da casa chegaram pela primeira vez aos quatro minutos. Elvis buscou Pablo Dyego na área. O atacante resvalou de cabeça e a bola ficou com o goleiro Alan. Na sequência, Vitor Braga cobrou falta para Samuel Andrade, que, pela esquerda, levantou na segunda trave. Ian Carlo chegou cabeceando e a bola saiu à esquerda do gol. Aos dez minutos, Elvis foi quem bateu a falta, pela esquerda, e a bola chegou até Matheus Jesus, que desviou de pé direito e Alan fez boa defesa.
Artur, aos 18 minutos, cobrou escanteio e a bola ficou com Samuel Andrade. O camisa oito chutou forte de pé direito e Caíque fez boa intervenção, espalmando para escanteio. Luiz Felipe, pela direita, cruzou, Jeh arrematou pelo alto e o goleiro do Alvinegro Piracicabano encaixou. Lucas Xavier, aos 32, finalizou com força, da entrada da área, e Caíque impediu o gol. Elvis, aos 42 minutos, deixou Jeh de frente para a meta quinzista, e o camisa 19 concluiu no alto, de pé direito, abrindo o placar.
No início do segundo tempo, aos dois minutos, Pablo Dyego arriscou de fora da área, rasteiro, e Alan colocou a bola para fora. O XV quase empatou aos cinco minutos. Artur chutou com força, de média distância, e a bola passou perto do travessão. A Ponte tentou novamente em arremates com Júnior Tavares, aos nove minutos, que foi para fora, e com Jeh, aos 11 minutos, que terminou em defesa de Alan. Aos 14 minutos, o XV por pouco não deixou o marcador empatado em Campinas.
Vitor Braga bateu falta pela direita, João Maistro cabeceou e Caíque apareceu bem, defendendo na primeira e impedindo que Lucas Xavier concluísse no rebote. Samuel Andrade tomou a bola na saída adversária, aos 23, e deixou com Anderson Cavalo, que finalizou pela linha de fundo. Pablo Dyego tentou de longe, aos 27, em batida colocada. Alan caiu e agarrou. Aos 41, depois de arremate de Matheus Jesus, bloqueado pela defesa, Eliel desviou de pé direito na área e marcou o segundo.
Ficha técnica
Paulistão A2 Kia 2023 – Semifinais – 2º jogo
Ponte Preta 2×0 XV de Piracicaba
Ponte Preta – Caíque; Luiz Felipe, Edson, Artur e Júnior Tavares (Jean Carlos); Amaral (Ramon), Léo Naldi, Elvis (Cássio Gabriel) e Matheus Jesus; Pablo Dyego (Gui Pira) e Jeh (Eliel) Técnico: Hélio dos Anjos
XV de Piracicaba – Alan; Weriton, João Maistro, Ian Carlo (Rodolfo Mol) e Erick Daltro (Enzo) (Mika); Guilherme Amorim, Samuel Andrade e Vitor Braga; Artur, Lucas Xavier (Iacovelli) e Anderson Cavalo (Maikon Aquino) Técnico: Cléber Gaúcho