O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Helinho Zanatta (PSC), apresentou ontem (28) a Indicação nº 418/2023 para solicitar ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) que determine aos órgãos competentes a adoção de providências para incluir no planejamento do governo estadual a extensão dos serviços do Trem Intercidades até o município de Piracicaba.
O objetivo de Helinho com a proposta é atender toda a região de Piracicaba, sendo que a medida beneficia também cidades como Santa Barbara D’Oeste, entre outras.
Além de Piracicaba, a Região Metropolitana é integrada pelos municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
No dia 23 de março, o governo de São Paulo publicou a autorização para abertura da licitação do Trem Intercidades para ligar Campinas até a capital paulista, com prazo da concessão de 30 anos, a partir da data de início da operação comercial.
Consta que o projeto completo ainda prevê estações ligando São Paulo a Santos, Sorocaba e Pindamonhangaba, em um total de 431 km de percurso. O parlamentar destaca a importância do Trem Intercidades para o desenvolvimento regional.
“O sistema de transporte público possui um papel estratégico para assegurar o pleno acesso de todos aos direitos sociais e nesse contexto temos o projeto de trens intercidades para transportar pessoas e carga entre a Capital e municípios do interior paulista. Já há previsão que o primeiro trecho desse projeto ligue São Paulo a Campinas e Americana e nosso pleito é para que ele possa vir até Piracicaba”, disse Helinho.
“A extensão do trem intercidades até a cidade de Piracicaba, importante região de nosso Estado, que sedia a Região Metropolitana de mesmo nome, abrangendo ao todo 24 cidades e uma população de mais de 1,3 milhão de habitantes, é de grande importância e irá fortalecer muito nosso desenvolvimento regional e nossa Região Metropolitana”, completa o vice-presidente da Alesp.