Texto de Evandro Pelligrinotti - XV de Piracicaba

Foto Crédito: Michel Lambstein

Com uma história pessoal e profissional entrelaçada ao clube, Cristiano Cavalcante, 46 anos, retorna ao XV de Piracicaba como preparador de goleiros dos times Sub-15, que teve a saída de Elison Kainan (para assumir um novo desafio), e Sub-17, que teve a ida de Osvaltir Júnior ao Sub-20. Cristiano iniciou sua carreira como goleiro no Nhô Quim e fez parte de campanhas vitoriosas, como a do título do Campeonato Brasileiro Série C em 1995 e do acesso da Série A3 para a A2 em 2005. 

Como preparador de goleiros, atuou no Alvinegro Piracicabano, entre Sub-20 e profissional, durante cerca de dez anos, até sua saída, no fim de 2020, quando foi para o EC São Bernardo. Antes de acertar seu retorno, esteve também no São José, no Sertãozinho e no Osasco Audax (seu último trabalho). “É difícil descrever, porque todos que me conhecem, tanto dentro quanto fora do futebol, sabem da minha história com o XV”, disse Cristiano, em relação ao sentimento nessa volta ao XV. 

“É uma alegria, uma sensação de estar voltando para casa. Nesse período fora, adquiri novos conhecimentos, me desenvolvi em outras áreas e retorno para o lugar que cheguei com 17 anos e fui formado. Fixei residência e construí uma família em Piracicaba. Eu fui acompanhar um treino dos meninos do Sub-15 e Sub-17 e passou um filme na minha cabeça, ao lembrar da minha história. Isso me emocionou. É um recomeço”, prosseguiu o ex-goleiro, natural de Barra do Rocha/BA. 

“Recebi o aval de todos os profissionais que atuam nas categorias de formação, além do Douglas (Pimenta, gestor de futebol) e do Juninho (Amstalden, supervisor de futebol), e isso foi muito prazeroso. O Marlon (Ferreira, técnico do Sub-15) e o Carlão (Carlos Querino, supervisor das categorias de formação) são grandes amigos. Com o Ivan (Oriani, diretor das categorias de formação) construí uma amizade, já dentro do XV. Então, é uma satisfação muito grande”, falou. 

“Já trabalhei nas categorias de formação do clube, e para mim não é novidade. Tenho cursos e conheci grandes preparadores, que formaram e ainda formam grandes profissionais no Brasil. Isso me trouxe conhecimentos, que me mostram o caminho para formar um bom goleiro. Agora é colocar tudo em prática e dar oportunidade para grandes talentos, que sonham e têm vontade de crescer. Essa é minha intenção e o meu desejo”, externou Cristiano Cavalcante.

Deixe seu Comentário