A queda dos Templários e a maldição de Jacques de Molay.


" Todos vocês serão amaldiçoados até a décima terceira geração." Disse o último templário enquanto queimava na fogueira. Era o fim da mais poderosa Ordem dos Cavaleiros surgida durante as Cruzadas.


No fim do século XII, a cruz vermelha dos Templários estava estampada em toda a faixa que vai da Europa à Jerusalém..Os cavaleiros eram influentes em Londres, mantinham uma fortaleza dentro de Paris, lutavam ao lado de Portugueses e Espanhóis pela reconquista da Península ibérica, controlavam a Ilha de Cipre, possuíam fortalezas no Oriente médio e tinha acesso irrestrito ao local onde teria existido o Templo de Salomão, em Jerusalém.


Poderosos politicamente, eram muito ricos e suas façanhas militares encantavam a cristandade.

Ambicionando a riqueza templário, o rei Felipe IV , tentou se filiar a Ordem, mas não teve êxito.


Então decidiu instaurar uma abnegada perseguição religiosa acusando os integrantes dessa Ordem de difundirem crenças afastadas dos dogmas previstos pela Santa Sé. Pressionando o papa Clemente V, o rei da França consegui materializar um processo jurídico em que os Templários seriam julgados pelos crimes que supostamente cometiam.

Intimidado com a retaliação promovida pelo rei, o papa Clemente V se viu em uma situação desconfortável: ou preservava a unidade cristã ou compraria uma cara briga para defender os Templários. 


Por fim , no Concílio de Vienne ( 1311- 1312), o chefe supremo da igreja anunciou a extinção da ordem religiosa por meio de uma ação administrativa. Com esse precedente o rei Felipe IV, pode prender, saquear e matar todos os cavaleiros templários presentes na França.

Em pouco tempo Jacques de Molay, grão- mestre dos Templários foi levado a fogueira em uma pequena ilha do Rio Sena.


Amarrado na estaca com o fogo começando a arder sob seus pés, Jacques de Molay gritou em direção ao Felipe IV, o belo, e lançou sua famosa maldição. " todos vocês serão amaldiçoados até a décima terceira geração ".


Quarenta e dois dias depois , morreu o papa Clemente V. O rei Felipe IV teve um derrame cerebral fulminante seis meses depois da morte do mestre templário.

Nos quatorze anos seguintes , os três filhos do rei , seus sucessores ao trono ,vieram a falecer. Encerrando assim a linhagem direta de três séculos da Dinastia Capétingia.


A maldição tenha ou não acontecido ela sustentou lendas e versões sobre a história dos Templários.

Fonte : Grupo de História


            Júnior Sá

Colunista e Historiador.

Deixe seu Comentário