O Hospital Unimed Piracicaba acaba de concluir,
nas áreas de internação, imagenologia e prontos atendimentos do complexo, a
implantação da ferramenta Recepção Digital – _Paperless_, que agiliza
integralmente o serviço de assistência à saúde do paciente, por meio da
assinatura eletrônica de documentos, descartando o uso de papéis em impressões
para aberturas de fichas de pacientes.
“Estamos
em constante transformação. Afinal, aprimorar fluxos internos e assegurar a
informação do beneficiário, conforme prevê a LGPD (Lei Geral de Proteção de
Dados Pessoais), são compromissos da nossa Instituição”, disse Carlos Joussef,
presidente da Cooperativa.
De
acordo com o dirigente, transformar processos analógicos em digitais gerou
muito mais que desafios. Trouxe a oportunidade de aprendizado e crescimento,
como tem acontecido com todas as instituições de saúde do País, que decidiram
inovar com a ajuda das novas ferramentas tecnológicas.
“A
Unimed Piracicaba optou por digitalizar os processos nas recepções do HU para
inovar o processo de admissão do beneficiário. A virtualização dos documentos
trouxe melhor experiência na jornada do paciente, além de otimizar o tempo de
espera na recepção para a coleta do consentimento e unificar as informações em
um único relatório”, revelou.
Joussef
disse que um dos maiores entraves antes da implantação da solução era a
redundância com relação aos processos. “Por dia, assistimos mais de mil
beneficiários e para cada chamado no Pronto Atendimento Adulto eram impressos
seis documentos e 12 para a Internação. Um volume altíssimo de folhas
impressas, além da validação manual de cada impresso para início da
assistência. Com essa reformulação, erradicamos o uso de papel. Nos últimos
meses, tudo é feito de forma digital. Já reduzimos 45 mil folhas no mês, o que
vai de encontro às premissas de sustentabilidade da Instituição”.
Ele
conta que foi instituído também no Hospital Unimed Piracicaba o Manual do
Paciente Digital, por meio de QR Code exclusivo. “O material possibilita que o
beneficiário consulte todas as orientações acerca de sua estadia no complexo
hospitalar a qualquer hora do dia, na palma da mão”, finalizou.
**NOVA
EXPERIÊNCIA**
A
dona de casa Marisa Vale Scarpare, 70, já sentiu a diferença no atendimento com
a implantação da recepção digital, quando esteve, na última semana, no Hospital
Unimed Piracicaba, por conta de uma cirurgia no joelho.
“Agora,
ficou mais simples, prático e rápido. Em poucos minutos, acionei minha
internação e assinei os documentos para a realização da cirurgia. A Unimed
Piracicaba sempre surpreende seus beneficiários com tecnologia, inovação e
atendimento humanizado”.
**Texto:
Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba**
**Foto:
Filipe Paes/Studio47**