O Hospital Unimed Piracicaba acaba de concluir, nas áreas de internação, imagenologia e prontos atendimentos do complexo, a implantação da ferramenta Recepção Digital – _Paperless_, que agiliza integralmente o serviço de assistência à saúde do paciente, por meio da assinatura eletrônica de documentos, descartando o uso de papéis em impressões para aberturas de fichas de pacientes.

“Estamos em constante transformação. Afinal, aprimorar fluxos internos e assegurar a informação do beneficiário, conforme prevê a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), são compromissos da nossa Instituição”, disse Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.

De acordo com o dirigente, transformar processos analógicos em digitais gerou muito mais que desafios. Trouxe a oportunidade de aprendizado e crescimento, como tem acontecido com todas as instituições de saúde do País, que decidiram inovar com a ajuda das novas ferramentas tecnológicas.

“A Unimed Piracicaba optou por digitalizar os processos nas recepções do HU para inovar o processo de admissão do beneficiário. A virtualização dos documentos trouxe melhor experiência na jornada do paciente, além de otimizar o tempo de espera na recepção para a coleta do consentimento e unificar as informações em um único relatório”, revelou.

Joussef disse que um dos maiores entraves antes da implantação da solução era a redundância com relação aos processos. “Por dia, assistimos mais de mil beneficiários e para cada chamado no Pronto Atendimento Adulto eram impressos seis documentos e 12 para a Internação. Um volume altíssimo de folhas impressas, além da validação manual de cada impresso para início da assistência. Com essa reformulação, erradicamos o uso de papel. Nos últimos meses, tudo é feito de forma digital. Já reduzimos 45 mil folhas no mês, o que vai de encontro às premissas de sustentabilidade da Instituição”.

Ele conta que foi instituído também no Hospital Unimed Piracicaba o Manual do Paciente Digital, por meio de QR Code exclusivo. “O material possibilita que o beneficiário consulte todas as orientações acerca de sua estadia no complexo hospitalar a qualquer hora do dia, na palma da mão”, finalizou.

 

**NOVA EXPERIÊNCIA**

A dona de casa Marisa Vale Scarpare, 70, já sentiu a diferença no atendimento com a implantação da recepção digital, quando esteve, na última semana, no Hospital Unimed Piracicaba, por conta de uma cirurgia no joelho.

“Agora, ficou mais simples, prático e rápido. Em poucos minutos, acionei minha internação e assinei os documentos para a realização da cirurgia. A Unimed Piracicaba sempre surpreende seus beneficiários com tecnologia, inovação e atendimento humanizado”.

 

**Texto: Juliano Fantazia/Unimed Piracicaba**

**Foto: Filipe Paes/Studio47**

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