Texto e fotos: Sabrina Franzol
Para valorizar espaços e artistas locais, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), iniciou nesta semana o projeto Pira em Cores, que consiste em levar arte visual para diferentes locais da cidade. A estreia acontece nas paredes dos banheiros da Rua do Porto, com os artistas Erasmo Spadotto e Edu Grosso, que já iniciaram os trabalhos, colorindo os banheiros localizados em frente à unidade fixa da Guarda Civil Municipal.
“A Rua do Porto é um dos principais pontos turísticos do município e queremos deixá-la cada vez mais bonita e atrativa para a população e os turistas. Percebemos que paredes cobertas por desenhos e pinturas produzidos por artistas, além de valorizarem o espaço, desestimulam o vandalismo”, explicou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.
Os desenhos de Spadotto e Grosso são alusivos à cidade, como a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, o rio Piracicaba, a Piracema, o Engenho Central, a passarela Pênsil, os ipês e as capivaras.
“Pintar locais públicos facilita o acesso da população às artes, já que passam por estes espaços pessoas de todas as idades, níveis econômicos, credos”, comentou Grosso, acrescentando que Piracicaba e cidades da região têm valorizado, nos últimos anos, a arte urbana.
Para Spadotto, nesta proposta de trabalho o público pode acompanhar a arte durante o processo de produção dela. “Não é como em uma exposição em um ambiente fechado, que as pessoas vão visitar após o evento de abertura. Aqui estamos ao ar livre e muitas pessoas já estão passando e fazendo fotos e perguntando sobre o projeto”, contou.
Exemplo desta curiosidade que o Pira em Cores desperta nas pessoas é Williamys Souza, 32, que é de Maceió (Alagoas), e na tarde de hoje, 12/01, estava visitando a Rua do Porto com familiares e parou para observar o trabalho dos artistas. “Chamou muito a minha atenção. Já está bem bonito e ao terminarem, com certeza, ficará mais lindo ainda. Eu ainda não conheci muita coisa de Piracicaba, mas nas artes deles já consegui reconhecer o rio e o Engenho Central”, disse.
Na próxima semana, os trabalhos já iniciados por Erasmo Spadotto e Edu Grosso devem ser finalizados. E é também nos próximos dias que os artistas Diogenes Moura e Marilu Trevisan participam do projeto levando arte aos banheiros situados ao lado do campo de futebol da Rua do Porto.