Como todo ano a Rádio Piracicaba prepara um material especial sobre o que foi destaque no Brasil em 2022.

De Janeiro até Dezembro:

Janeiro


4 de janeiro – Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, anuncia o cancelamento do carnaval de rua na cidade.


6 de janeiro – Devido à pandemia, carnaval de rua de São Paulo é cancelado pela prefeitura.


8 de janeiro


Um dique da Mina Pau Branco transborda em Nova Lima devido ao excesso de chuvas e água reservada pela estrutura invade a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, atingindo veículos que passavam pela rodovia.


Queda de um cânion atinge quatro lanchas com turistas que passeavam no Lago das Furnas em Capitólio, sudoeste de Minas Gerais, deixando dez mortos e 32 feridos.


13 de janeiro – Um deslizamento de terra destrói um casarão do século XIX e um imóvel onde funcionava um depósito no Morro da Forca, no centro histórico de Ouro Preto, Minas Gerais.


30 de janeiro – Fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo matam ao menos 24 pessoas e deixam 660 famílias desabrigadas.

 

Fevereiro


1° de fevereiro – Uma obra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo desaba e abre uma cratera na Marginal Tietê, no sentido Rodovia Ayrton Senna. O rompimento de uma galeria de esgoto teria causado o acidente.


15 de fevereiro – Fortes chuvas causam inundações e deslizamentos de terra em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.


25 de fevereiro – No Conselho de Segurança da ONU, o Brasil e outros 10 países votam a favor da resolução que condena a invasão da Ucrânia pela Rússia.

 

Março


11 de março – Mauro Carlesse, governador afastado do Tocantins, renuncia ao cargo. O vice, Wanderlei Barbosa, que assumiu interinamente em outubro de 2021, é empossado em definitivo.


18 de março – O aplicativo Telegram é bloqueado no Brasil por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.


21 de março – Novos temporais atingem Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Pelo menos 5 pessoas morreram e outras 3 estão desaparecidas.


25 de março – Com a canção "Envolver", a cantora Anitta torna-se a primeira artista brasileira a alcançar o primeiro lugar no ranking global da plataforma Spotify.


25 a 27 de março – Foi realizada a nona edição do Lollapalooza Brasil.


Abril


1º de abril


Único programa de televisão infantil exibido na TV aberta, Bom Dia & Cia chega ao fim após 28 anos no ar.


Chuva forte provoca inundações e deslizamentos de terra no Rio de Janeiro e municípios da Costa Verde e da Baixada Fluminense.


8 de abril – Touro invade a arquibancada de um rodeio em Patrocínio, interior de Minas Gerais. 16 pessoas ficaram feridas.


11 de abril – Um helicóptero cai durante um voo de treinamento em Contagem, Minas Gerais. Piloto e aluno que estavam na aeronave foram resgatados com vida.


20 de abril – O deputado federal Daniel Silveira (PTB/RJ) é condenado pelo STF à 8 anos e 9 meses de prisão e a perda dos direitos políticos por estímulo a atos antidemocráticos. No dia seguinte, o presidente Jair Bolsonaro assina um indulto concedendo o perdão da pena.


21 de abril – Prédio de três andares desaba em Vila Velha, na Grande Vitória, matando três pessoas da mesma família.


26 de abril


Com o enredo "Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu", Acadêmicos do Grande Rio conquista o título do Carnaval do Rio de Janeiro pela primeira vez.


Com o enredo "Planeta Água", Mancha Verde conquista o título do Carnaval de São Paulo pela segunda vez.

 

Maio


7 de maio – Um acidente de ônibus na Rodovia Régis Bittencourt, na altura de Miracatu, interior de São Paulo, mata o cantor Aleksandro, da dupla Conrado & Aleksandro, e outas cinco pessoas da equipe.


11 de maio – Avião que carregava paraquedistas faz pouso de emergência na zona rural de Boituva, interior de São Paulo. Duas pessoas morreram e outras sete ficaram feridas.


16 de maio – Paulo Cupertino, acusado de matar o ator Rafael Miguel e os pais em 2019, é preso pela Polícia Civil de São Paulo após três anos foragido.


17 de maio


Por unanimidade, Assembleia Legislativa de São Paulo cassa o mandato de Arthur do Val (UNIÃO) por quebra de decoro parlamentar. O ex-deputado foi denunciado em março após o vazamento de áudios onde profere falas machistas e sexistas sobre refugiadas ucranianas. 


Tempestade subtropical Yakecan atinge o Rio Grande do Sul. 


24 de maio – Uma operação policial na Vila Cruzeiro, Rio de Janeiro, deixa 23 pessoas mortas.


27 de maio – Fortes chuvas causam inundações e deslizamentos de terra em municípios do Grande Recife, deixando ao menos 129 mortos.


Junho


6 de junho – Começam as buscas pelo paradeiro do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, que desapareceram enquanto viajavam para Atalaia do Norte, no Amazonas.


7 de junho – Sismo de magnitude 6,5 atinge a fronteira do Acre com o Peru.


8 de junho – Em São Paulo, é confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente é um homem de 41 anos que viajou à Espanha.


10 de junho – Ossada do menino Leandro Bossi é achada 30 anos após o seu desaparecimento, no Paraná. A criança desapareceu em fevereiro de 1992, durante um show em Guaratuba.


15 de junho – É confirmado o assassinato do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips a partir da confissão dos suspeitos de participação no crime presos pela Polícia Federal. Os restos mortais de ambos foram encontrados quatro dias depois.


22 de junho – Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, é preso pela Polícia Federal em operação que investiga desvio de verbas no MEC.


25 de junho


Um avião de pequeno porte cai em uma fazenda particular em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, matando três pessoas.


Bandidos promovem tiroteios após tentativas de assalto nos shoppings Village Mall, no Rio de Janeiro, e Parque Dom Pedro, em Campinas, São Paulo. Na capital fluminense, um segurança do local foi morto. No município paulista, um suspeito morreu e dois seguranças foram baleados.


29 de junho – Pedro Guimarães pede demissão da presidência da Caixa Econômica Federal diante de denúncias de assédio moral e sexual contra funcionárias.

 

Julho


4 de julho – Chuva forte provoca inundações em pelo menos 50 municípios de Alagoas.


5 de julho – Daniella Marques toma posse como presidente da Caixa Econômica Federal.


9 de julho – O guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, dirigente municipal do Partido dos Trabalhadores, é assassinado durante a festa de seu aniversário em Foz do Iguaçu, Paraná. Ele foi baleado pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, que invadiu o local da festa gritando palavras de ordem a favor do presidente Jair Bolsonaro.


10 de julho – Incêndio atinge um prédio comercial de 10 andares na região da Rua 25 de Março, em São Paulo.


11 de julho – O médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra é preso em flagrante após ser filmado estuprando uma mulher durante o parto em São João de Meriti, Rio de Janeiro.


17 de julho – Uma operação policial no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, deixa 17 pessoas mortas.


22 de julho – O zagueiro Renan Victor da Silva, do Red Bull Bragantino, é preso após se envolver num acidente na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, entre Itatiba e Bragança Paulista, que provocou a morte de um motociclista.

 

Agosto


1º de agosto – Início do Censo 2022.


5 de agosto – Morre o apresentador e humorista brasileiro Jô Soares, aos 84 anos. Durante sua carreira na televisão, Jô apresentou atrações de sucesso como Viva o GordoJô Soares Onze e Meia e o Programa do Jô.


11 de agosto – Atos marcam a leitura da carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral elaborada pela USP.


16 de agosto


Início da campanha eleitoral para as eleições gerais.


Alexandre de Moraes toma posse como o 55º presidente do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil.


18 de agosto – Por 48 votos a 2, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro cassa o mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar devido as acusações de assédio sexual contra ex-assessores, gravação de vídeos íntimos com uma menor de idade e exposição de pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Setembro


2 de setembro – Início da nona edição do Rock in Rio.


6 de setembro – Após quase nove anos fechado em reforma, o Museu do Ipiranga é reinaugurado em São Paulo.


7 de setembro


É comemorado o bicentenário da Independência do Brasil.


É comemorado o centenário do Rádio no Brasil.


8 de setembro – Uma embarcação clandestina naufraga próximo à Ilha de Cotijuba, no Pará, deixando 22 mortos.


15 de setembro – O ator José Dumont é preso por suspeita de armazenamento de imagens de pornografia infantil e cometer abusos contra um adolescente de 12 anos.

 

Outubro

 

2 de outubro – Primeiro turno das eleições gerais. Para presidente, passam para o segundo turno os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

4 de outubro – Um vazamento de gás toxico mata uma pessoa e deixa mais de mil temporariamente desabrigados em 8 bairros de Pontal, interior de São Paulo.

5 de outubro – Um adolescente de 15 anos armado atira em três alunos numa escola pública de Sobral, no Ceará. Duas vítimas receberam alta, enquanto a terceira morreu quatro dias depois.

9 de outubro – Acidente com um avião de pequeno porte causa o fechamento da pista do Aeroporto de Congonhas por 9 horas e provoca o cancelamento de 140 voos em 15 estados e o Distrito Federal.

11 de outubro – Paulo Dantas, governador de Alagoas, é afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça após ser alvo de uma investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal que investiga um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do estado. O vice-governador José Wanderley Neto assumiu interinamente o cargo.

19 de outubro – Um helicóptero cai próximo a uma área residencial no Parque da Rocinha, Zona Sul de São Paulo. Duas pessoas ficaram feridas.

23 de outubro – O ex-deputado Roberto Jefferson é preso após atirar uma granada e ferir com tiros dois agentes da Polícia Federal que foram a sua casa em Comendador Levy Gasparian, interior do Rio de Janeiro, cumprir um mandado de prisão do Supremo Tribunal Federal contra ele por ofensas à ministra da corte Carmen Lúcia. Jefferson se entregou a polícia após resistir a prisão por cerca de oito horas.

30 de outubro – Segundo turno das eleições gerais. Com 50,90% dos votos válidos, o candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva vence Jair Bolsonaro (PL) e é eleito presidente do Brasil pela terceira vez.

31 de outubro

Em protesto contra a vitória de Lula no segundo turno da eleição presidencial, caminhoneiros promovem bloqueio de rodovias em 23 estados.

Um incêndio atinge quatro lojas do CEASA em Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Novembro

4 de novembro – Morreu no Rio de Janeiro, Paulo Jobim aos 72 anos. Filho de Antônio Carlos Jobim, Paulo trabalhou com os músicos Milton Nascimento, Chico Buarque, Astrud Gilberto, Sarah Vaughan entre outros.

Paulo lutou há 10 anos contra um câncer de bexiga. Deixou três filhos.

6 de novembro – Guilherme de Pádua, ex-ator, criminoso e pastor evangélico que ficou conhecido nacionalmente pelo assassinato de sua ex-colega de profissão Daniella Perez, filha da autora Glória Perez, com a ajuda da sua então esposa Paula Thomaz em 1992, falece aos 53 anos vitima de infarto.

7 de novembro – O ex-vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro é preso devido a um processo de acusação por estupro.

9 de novembro – Morreu a cantora Gal Costa, aos 77 anos. A cantora havia completado 57 anos de carreira e era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no fim de semana anterior ao falecimento. A participação de Gal foi cancelada de última hora em razão da necessidade de recuperação da cantora após ter sido submetida a uma cirurgia para retirada de um nódulo na fossa nasal direita.

Morreu Rolando Boldrin em decorrência de insuficiência respiratória e renal, aos 86 anos. Seu ultimo trabalho, o programa Sr. Brasil, na TV Cultura, foi apresentado por ele durante dezessete anos. Era casado com a produtora e cenógrafa Patricia Maia Boldrin.

10 de novembro – Morreu no ator, dublador e humorista, Roberto Guilherme aos 84 anos. No Programa os Trapalhões interpretava o personagem Sargento Pincel.

13 de novembro


Após 7 dias de julgamento, a 3ª Vara Criminal de Niterói condena a ex-deputada federal e pastora Flordelis a 50 anos e 28 dias de prisão por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio duplamente qualificado, uso de documento falso e associação criminosa armada pelo assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo.

O cantor Milton Nascimento promove o último show de sua carreira no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

14 de novembro – Um navio à deriva bate em um dos pilares da Ponte Rio-Niterói, causando o fechamento da via por mais de 3 horas.

15 de novembro – Morreu Luiz Antônio Fleury Filho – Professor, promotor de justiça e político; ex-governador de São Paulo 

22 de novembro – Morreu aos 81 anos no Rio de Janeiro o compositor, cantor e um dos pioneiros do rock no Brasil, nos anos 60 Erasmo Carlos.

25 de novembro – Um homem ataca duas escolas em Aracruz, Espírito Santo, matando 4 pessoas e ferindo outras.

Dezembro

19 de dezembro

Por 6 votos a 5, corte do Supremo Tribunal Federal declara  inconstitucionalidade do Orçamento Secreto. 

Após 6 anos e 1 mês, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho deixa a cadeia para cumprir prisão domiciliar após segunda turma do STF decidir por sua soltura por entender que não havia condenação em última instância

Deixe seu Comentário