Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba

Confira a retrospectiva do Esporte no Brasil, de Janeiro a Dezembro.

25 de janeiro – Palmeiras conquista a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela primeira vez ao golear o Santos por 4-0 na final realizada no Allianz Parque.


12 de fevereiro – Chelsea conquista a Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2021 ao vencer o Palmeiras na prorrogação por 2-1 na final disputada no Estádio Mohammed Bin Zayed em Abu Dhabi.


13 de fevereiro – Corinthians vence a primeira edição da Supercopa do Brasil de Futebol Feminino ao derrotar o Grêmio por 1-0 na final disputada na Neo Química Arena.


20 de fevereiro – Atlético Mineiro é campeão da Supercopa do Brasil pela primeira vez ao vencer o Flamengo nos pênaltis por 8-7 após empate por 2-2 no tempo regulamentar da partida realizada na Arena Pantanal.


2 de março – Palmeiras conquista pela primeira vez o título da Recopa Sul-Americana ao superar o Athletico Paranaense na final com um empate por 2-2 na Arena da Baixada e uma vitória por 2-0 no Allianz Parque.


19 de março – Em Belgrado, Sérvia, Darlan Romani conquista o título do Mundial Indoor de Atletismo no arremesso de peso.


29 de abril – Itambé Minas é campeão da Superliga Feminina de Vôlei pela quinta vez ao fechar em 2-0 a série final contra o Dentil Praia Clube.


8 de maio – Sada Cruzeiro é campeão da Superliga Masculina de Vôlei pela sétima vez ao fechar em 2-1 a série final contra o Minas Tênis Clube.


28 de maio – Com gol de Vinícius Júnior, o Real Madrid vence o Liverpool por 1-0 e conquista a Liga dos Campeões da UEFA pela décima quarta vez.


9 de junho – Franca conquista o título do Novo Basquete Brasil pela primeira vez ao vencer o Flamengo por 80-65 no Pedrocão e fechar em 3-1 a série decisiva.


19 de julho – Em Eugene, Estados Unidos, Alison dos Santos conquista o título do Mundial de Atletismo nos 400m com barreiras.


30 de julho – A Seleção Brasileira conquista o título da Copa América de Futebol Feminino pela oitava vez ao vencer a Colômbia por 1-0 na final disputada no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga.


8 de setembro – Em Trestles, na CalifórniaEstados UnidosFilipe Toledo conquista o título do Circuito Mundial Masculino de Surfe pela primeira vez ao vencer o compatriota Ítalo Ferreira na última etapa da competição.


10 de setembro – Felipe Drugovich conquista o título da Fórmula 2 na etapa de Monza, Itália.


24 de setembro – Corinthians conquista o título do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino pela quarta vez ao vencer o Internacional nas finais com um empate por 1-1 no Estádio Beira-Rio e uma vitória por 4-1 na Neo Química Arena.


30 de setembro – Cruzeiro conquista o título do Campeonato Brasileiro da Série B pela primeira vez, ao vencer a Ponte Preta por 4-1, na 32ª rodada.


1° de outubro – Independiente Del Valle conquista o título da Copa Sul-Americana pela segunda vez ao vencer o São Paulo por 2-0 na final disputada no Estádio Mario Alberto Kempes em Córdoba, Argentina.


2 de outubro – Cascavel conquista o título da Copa Libertadores de Futsal ao vencer o Peñarol por 3-1 no Polideportivo Malvinas Argentinas, em Buenos Aires.


9 de outubro – Max Verstappen vence o Grande Prêmio do Japão e fatura o bicampeonato na Fórmula 1


15 de outubro – Depois de vencer os dois jogos, contra o Marília o XV de Piracicaba conquistou seu segundo título da Copa Paulista.


19 de outubro – Flamengo conquista o título da Copa do Brasil pela quarta vez ao vencer o Corinthians nos pênaltis por 6-5 após dois empates, por 0-0 no Neo Química Arena e 1-1 no Estádio do Maracanã.


28 de outubro – Palmeiras conquista o título da Copa Libertadores de Futebol Feminino pela primeira vez ao vencer o Boca Juniors por 4-1 no Estádio Casa Blanca, em Quito, Equador.


29 de outubro – Flamengo conquista o título da Copa Libertadores da América pela terceira vez ao vencer o Athletico Paranaense por 1-0 no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, Equador.


2 de novembro – Palmeiras conquista o Campeonato Brasileiro pela décima primeira vez. Título foi confirmado na 35.ª rodada após a derrota do Internacional para o América Mineiro por 1–0, ocorrida horas antes da vitória do clube paulista sobre o Fortaleza por 4–0.


3 de novembro – Rebeca Andrade conquista a medalha de ouro do individual geral no Mundial de Ginástica Artística disputado em Liverpool, Reino Unido.


6 de novembro – Rayssa Leal conquistou o título da Street League Skateboarding no Rio de Janeiro.


30 de novembro – Começa a Copa do Mundo no Catar, com 32 seleções. Pela primeira vez o mundial foi realizado no Oriente Médio.


9 de dezembro – A Seleção Brasileira é eliminada da Copa do Mundo nas quartas de final ao ser derrotada pela Croácia nos pênaltis após empate de 1 a 1 na prorrogação.


11 de dezembro – Rubens Barrichello conquista seu segundo título na Stock Car, o primeiro foi em 2014. Vice-Campeonato ficou com Gabriel Casagrande.

18 de dezembro – A Seleção da Argentina é Campeã da Copa do Mundo, depois de empatar em 3 a 3 com a França e na decisão por pênaltis e fazer 4 a 2 e conquistar o seu terceiro título (1978-1986 e 2022). A Croácia ficou em terceiro com Marrocos na quarta posição. O Brasil ficou em sétimo.

Deixe seu Comentário