Texto: Camila Piacentini
Na tarde desta segunda-feira, 26/12, o prefeito Luciano Almeida se reuniu com representantes da Defesa Civil e das secretarias de Obras (Semob), de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), e de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), para discutir a situação da pedreira do Bongue. Ficou então decidida a interdição preventiva da avenida Jaime Pereira, a partir das 9h de amanhã, 27/12, do trecho que compreende a pedreira, como forma de garantir a segurança de pedestres e motoristas que passam pelo local. A interdição será de todas as faixas da via e por tempo indeterminado.
A medida segue orientação de laudo preliminar emitido pela empresa Geocor Consultoria e Projetos, contratada pela Semob para analisar a situação do local, por solicitação do prefeito. A vistoria aconteceu no último dia 06/12.
Outros estudos complementares estão sendo realizados para atestar a situação da pedreira, porém, até que o laudo completo esteja pronto (que deve ser emitido ainda na primeira semana de janeiro), considerando a época de chuvas, e a fim de evitar que novas placas se desprendam e causem acidentes na avenida, a via ficará interditada. Em novembro, uma pedra de 1,5 metro de diâmetro se desagregou do maciço da pedreira e, com a queda, fragmentos atingiram a avenida; desde então, a avenida estava interditada parcialmente.