A Casa da Virgem Maria é um santuário católico e muçulmano localizado no monte Koressos, próximo da cidade de Éfeso (sete quilômetros de Selçuk, na Turquia).


A casa foi descoberta no século XIX através da descrição obtida através das visões da beata Ana Catarina Emmerich (1774-1824), uma freira católica, que foi publicada como um livro por Clemens Brentano após a sua morte. A Igreja Católica jamais se pronunciou sobre a autenticidade da casa por conta da falta de evidências aceitáveis, mas de toda forma mantém um constante fluxo de peregrinos no local desde a sua descoberta.


Os peregrinos cristãos visitam a casa baseados na crença de que Maria foi levada para esta casa de pedra por São João e ali eles viveram até a Assunção de Maria (de acordo com a doutrina católica) ou até a Dormição (de acordo com a doutrina ortodoxa).


O santuário já recebeu bençãos apostólicas e visitas de diversos papas, a primeira vez do papa Leão XIII em 1896 ,  em 2006 pelo papa Bento XVI. Ana Catarina foi beatificada pelo papa João Paulo II em 3 de outubro de 2004.


A Casa de Maria é venerada também pelos muçulmanos (vide Virgem Maria no Islã).


            Júnior Sá.

Colunista e Historiador

Deixe seu Comentário


Júnior Sá - 12/12/2022 08h44
Bom dia ouvintes da Rádio Piracicaba. Sucesso sempre amigo Vitor Prates.