Muita gente ainda relaciona os concertos sinfônicos com eventos elitizados. Para mudar esse conceito, o clarinetista Reinaldo dos Anjos e a direção da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, criaram o projeto Música de Câmara OSP, com a finalidade de popularizar o contato com a qualidade musical sinfônica a diferentes públicos e localidades, especialmente para as pessoas menos habituadas. Serão sete apresentações gratuitas em cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), sendo três em dezembro e as demais em janeiro e fevereiro de 2023.

A formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, e quintetos de madeiras ou metais que, no caso do projeto, são compostos por músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Os concertos têm duração de 40 minutos a uma hora e mesclam pluralidade de estilos, com repertório popular e erudito, incluindo obras clássicas como as de Mozart, Vivaldi, Handel e Haydn, temas de cinema e canções natalinas, para conquistar um público cada vez maior e mais diversificado.

Na programação inicial do projeto Música de Câmara OSP, o primeiro concerto acontece no dia 16 de dezembro (sexta-feira), realizado pelo quinteto de metais e percussão, especialmente para a Fundação Casa de Piracicaba. No dia 18 (domingo), o quinteto de cordas se apresenta, a partir das 9h45, na Paróquia Menino Jesus de Praga, no Jaraguá, também em Piracicaba, aberta ao público em geral. No mesmo dia (18), às 15 horas, a apresentação aberta integra o programa de Natal de Águas de São Pedro e acontece na Casa de Noel do Centro de Convenções do município, localizado no Centro. Nessa oportunidade, o concerto será com o quarteto de cordas.

Para os próximos meses, estão previstas apresentações em outras cidades, como Araras, Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis.

O projeto Música de Câmara OSP foi aprovado pelo edital Proac 14/2022 para a divulgação deste gênero musical. É organizado e coordenado pelo clarinetista Reinaldo dos Anjos e pela produtora musical Mayumi Micheletti.

Eles esclarecem que a música de câmara é um dos gêneros da música de concerto. “Em italiano, câmara significa uma antessala pequena. Essa proposta nasceu na Renascença, no começo do Barroco, para se fazer música em ambientes menores, facilitando o trânsito dos músicos a vários lugares. Por isso, a importância desse projeto para a difusão dessa formação a novos públicos”, afirma Mayumi.

A escolha de iniciar as apresentações no final do ano se deu por ser uma época em que geralmente as pessoas precisam de mais calor humano e a música se preza a esse papel. Os concertos de câmara são um diferencial para a população, em lugares onde dificilmente haveria música sinfônica. “Essa é a grande maravilha desse projeto: a difusão desse gênero usando a música de câmara como veículo”, destaca o coordenador.

Serviço

Programação do Projeto Música de Câmara OSP: Dia 16/12 (sexta-feira), grupo de metais e percussão, especialmente para a Fundação Casa de Piracicaba; dia 18/12 (domingo), quinteto de cordas, a partir das 9h45, na Paróquia Menino Jesus de Praga (rua Hildebrando Seixas Siqueira, 556, Jaraguá), em Piracicaba; dia 18/12, quarteto de cordas, às 15 horas, na Casa de Noel do Centro de Convenções de Águas de São Pedro (avenida Carlos Mauro, 90, Centro). Todas as apresentações são gratuitas e abertas à população (com exceção da Fundação Casa).


Daniele Ricci - Assessoria de Imprensa - Projeto Música de Câmara OSP




Deixe seu Comentário


Daniele Ricci - 13/12/2022 13h07
Obrigada pelo apoio! Esperamos vocês nas apresentações!