Fotos: Isabela Borghese 


Foi lançado oficialmente em Piracicaba nesta terça-feira, 06/12, pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Maturro, o programa Rotas Rurais, que tem o objetivo de oferecer um CEP Rural aos moradores da zona rural, de forma a facilitar a localização de suas propriedades no mapa. O prefeito Luciano Almeida participou da cerimônia junto à secretária Nancy Thame, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), no anfiteatro da Biblioteca Municipal de Piracicaba. 


Por meio do aplicativo do Rotas Rurais, os cidadãos poderão se cadastrar e localizar sua propriedade na plataforma, que reúne todos os endereços digitais da zona rural do Estado, atribuindo endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos, permitindo rápida localização e rotas de acesso.


Trabalhamos muito para conseguir entregar este programa aos municípios ainda este ano, pois sabemos a importância que o agro tem na economia do nosso país. Com o Rotas Rurais estamos levando dignidade para quem mora ou tem propriedade na zona rural do estado de São Paulo”, enfatizou o secretário Francisco Maturro.


Esse programa tem uma grande importância para Piracicaba, visto sua enorme área territorial, sobretudo na zona rural. Sabemos das dificuldades que os moradores desta região têm diariamente para acessar os equipamentos públicos, e o Rotas Rurais traz um grande avanço em colocar o rural no mapa”, disse Luciano Almeida.


A organização do evento foi da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, em parceria com o IEA (Instituto de Economia Agrícola) e a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), ambas integradas à SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).


A pesquisadora científica do IEA, Priscila Rocha Silva Fagundes, também coordenadora do programa Rotas Rurais, ministrou uma palestra sobre o funcionamento do programa. Ela conta que a necessidade de levar cidadania para a pessoa que vive no campo foi um dos desafios que fez surgir o programa Rotas Rurais. 


De acordo com ela, com a ajuda da tecnologia de geolocalização, o Rotas Rurais permite mais agilidade e acesso a serviços públicos fundamentais, como saúde e segurança, e ainda melhora a logística de entrega e distribuição de produtos na propriedade e empresas da região. 


O aplicativo também pode auxiliar a Guarda Civil nas rotas de monitoramento. Os dados das estradas rurais foram inseridos pela Sema e enviados para o Google Maps, por meio de parceria firmada entre o governo estadual e o Google.


Após a palestra, a secretária Nancy Thame, o prefeito Luciano Almeida e o secretário Francisco Maturro fizeram a entrega de 26 placas com o CEP Rural de agricultores, moradores da zona rural e instituições, como a Esalq, a Coopihort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores) e Coopymais (Cooperativa dos Produtores de Milho de Piracicaba e Região). 


Os endereços entregues foram conferidos e checados pela equipe da Cati, que continuará fazendo este trabalho e auxiliando a secretaria na entrega dos códigos. Os moradores interessados em receber seu CEP Rural podem baixar o aplicativo Rotas Rurais ou entrar em contato com a Sema para mais informações pelo telefone (19) 3437-4000.


O agricultor familiar Vlamir Domingues foi um dos proprietários que recebeu o CEP Rural durante a cerimônia. Ele agradeceu o trabalho realizado pelas secretarias estadual e municipal e afirmou que “uma pessoa sem endereço é quase como uma pessoa sem nome”. “Só quem vive da agricultura e da zona rural sabe a importância deste projeto. Esta é uma reivindicação que venho pleiteando nas plenárias do Orçamento Participativo há sete anos e agora esse sonho aconteceu”, conta Vlamir.


A secretária Nancy Thame destacou o trabalho que a equipe da Sema vem realizando há alguns anos no georreferenciamento das estradas rurais de Piracicaba e que este programa vem para somar com as políticas públicas já desenvolvidas pelo município. “Trabalhamos diariamente para trazer melhorias aos agricultores e moradores rurais e esta atual gestão tem tido uma boa interlocução com o Governo Estadual para continuar recebendo recursos e equipamentos fundamentais para os projetos e políticas públicas para a agricultura e infraestrutura rural”, destaca.


Deixe seu Comentário