Texto: Thaís Passos/Sema

Na próxima terça-feira, 06/12, a partir das 8h30, será lançado oficialmente em Piracicaba o programa Rotas Rurais, oferecido pela SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), que visa ajudar os moradores da zona rural a localizar suas propriedades no mapa por meio do Endereço Rural Digital, que funciona como um CEP rural personalizado.

A organização do evento é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), em parceria com o IEA (Instituto de Economia Agrícola) e a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), ambas integradas à SAA. 

Durante o evento, a equipe da secretaria estadual fará uma apresentação do funcionamento do programa e auxiliará os cidadãos a se cadastrarem e localizarem sua propriedade por meio do aplicativo do programa.

A cerimônia será no anfiteatro da Biblioteca Municipal de Piracicaba (rua do Vergueiro, 145, Centro) e contará com a presença do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Maturro. O prefeito Luciano Almeida e a secretária da Sema, Nancy Thame, também estarão presentes.

O PROGRAMA - O programa Rotas Rurais reúne, na mesma plataforma, todos os endereços digitais da zona rural do Estado e atribui endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos, permitindo rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso.

A entrega do mapeamento da zona rural de Piracicaba foi feita pelo secretário estadual, Francisco Maturro à secretária Nancy Thame, em reunião realizada em outubro.

De acordo com a SAA, com a ajuda da tecnologia de geolocalização, o Rotas Rurais permite mais agilidade e acesso a serviços públicos fundamentais, como saúde e segurança, e ainda melhora a logística de entrega e distribuição de produtos na propriedade e empresas da região. 

O aplicativo também pode auxiliar a Guarda Civil nas rotas de monitoramento. Os dados das estradas rurais foram inseridos pela Sema e enviados para o Google Maps, por meio de parceria firmada entre o governo estadual e o Google.

Deixe seu Comentário