No próximo domingo, 27/11, das 9h às 15h30, o Varejão da Paulista recebe o 3º Encontro Conecta Rural, edição especial de lançamento do Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), uma iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento).


Conforme ocorreu nos encontros anteriores, o Conecta Rural tem o objetivo de unir diversos segmentos que trabalham direta e indiretamente para o desenvolvimento rural sustentável do município, focando na aproximação dos agricultores com a população e instituições do setor.


O encontro será gratuito e contará com uma feira de produtos locais aberta ao público. Cerca de 30 produtores estarão presentes comercializando uma variedade de alimentos produzidos no município, como hortaliças, queijos, coalhada, produtos processados veganos, sorvete, shimeji, bolos, pães, entre outros. Os produtores que estiverem de acordo com os requisitos mínimos do Selapir receberão os certificados de aptidão ao programa.


De acordo com Nancy Thame, secretária da Sema, a proposta deste terceiro encontro do Conecta Rural é ser uma edição especial em relação às outras, que, além do lançamento do Selapir, será mais voltada aos pequenos produtores e seus alimentos, promovendo um consumo mais consciente ao público presente.


Queremos que seja um evento acolhedor, propagador de ideias, e que faça como o nome sugere, ´conecte´ pessoas e produtores locais por meio do interesse em comum pelo alimento de qualidade e de origem piracicabana'', diz a secretária da Sema, Nancy Thame.


O fundador e produtor do Raj Coalhadas, Ricardo Zago, será um dos expositores presentes no Conecta Rural e afirma que o selo irá proporcionar credibilidade aos produtores de alimentos de Piracicaba, frente ao consumidor. “Vemos uma oportunidade de novos negócios com o Selapir, incentivando restaurantes a utilizar nossos produtos. É mais uma conquista que agrega valor e conscientiza a população da importância da economia local”, conta.


Aos interessados em solicitar o selo, o evento também contará com uma Mesa Redonda com rápidas explanações sobre o tema, a partir das 10h. A nutricionista da Sema, Natália Gebrim Doria, fará a palestra Conhecendo o Selapir e sua legislação. Em seguida, o gestor de agronegócio do Sebrae de Piracicaba, Renan Benedito D’Aragone falará sobre como precificar produtos.


A nutricionista da DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição), da Secretaria da Educação, Mariana Chaves falará sobre Boas Práticas na produção de alimentos, e a professora da Fatec Erika Gutierrez ministrará a palestra Normas de Rotulagem de Alimentos.


O SELO - Instituído em agosto pela lei municipal nº 9.769, o Selapir é de autoria da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, e objetiva identificar e valorizar os alimentos produzidos no próprio município, promover o consumo de alimentos locais e dar destaque e oportunidade de crescimento à economia local e incentivo aos produtores. 


A adesão é gratuita e de uso facultativo, destinado a agricultores e produtores locais do município para uso nas embalagens de seus produtos, que podem ser in natura, processados de origem vegetal ou animal.


Os critérios e exigências necessárias para o produtor adquirir o selo será comprovar a produção no município de Piracicaba com CNPJ local; estar apto para venda (CNPJ com CNAE que autorize a produção e/ou comercialização do produto em questão); possuir o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) se o alimento for de origem animal e ter a rotulagem adequada. Cada produto cadastrado receberá um número de série específico. 

Deixe seu Comentário