O projeto de lei 192/22, de autoria do ex-vereador Reinaldo José Pousa (PODEMOS), que institui no Calendário Oficial do Município o “Dia do Torcedor Quinzista”, a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de novembro, em homenagem ao XV de Piracicaba., foi aprovado durante a 59ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (17).
De acordo com a proposta, o objetivo é reunir os torcedores e amantes do XV de Piracicaba para contribuir e agregar com a cultura e história no processo de evolução no município. "É oportuno realçar que esta ação poderá incentivar e enriquecer as atividades de turismo e visitantes no nosso município, trazendo assim um crescimento de trabalho e renda e, consequentemente, crescimento econômico", afirma o texto.
HISTÓRICO - No dia 11 de outubro de 1913, nascia em nossa cidade o time que viria ser a paixão dos piracicabanos, possuindo atualmente a maior e a mais apaixonada torcida do interior do estado de São Paulo.
Embora a data oficial de fundação do time seja 15 de novembro de 1913, temos que a história do esporte em Piracicaba se iniciou muito antes.
Em 1903, foi fundado o Club Sportivo Piracicaba, onde, desde então, seus associados realizavam corridas na antiga Raia do Salto e praticavam futebol com material vindo da Inglaterra.
Alguns anos depois, na década de 20, funcionários de uma marcenaria aproveitavam o horário de almoço para se divertirem jogando futebol com uma bola feita de meia. Os jogos sempre aconteciam no quintal da empresa, onde as mulheres dos proprietários costumavam pendurar as roupas lavadas no varal.
Por diversas vezes, a bola acabava batendo nas roupas limpas que estavam no varal, vindo sujá-las, o que acabava causando desconforto entre os funcionários e as mulheres que acara de lavar as roupas.
A fim de evitar maiores desconfortos, os empregados transforam um pasto em campo e passaram a realizar as partidas na Rua Regente Feijó, fundando assim, a equipe que atribuíram o nome de 12 de Outubro, cujo time se tornaria a primeira equipe do XV de Piracicaba.
Paralelamente ao time dos funcionários da marcenaria, havia outro grupo de apaixonados por futebol na cidade: o Esporte Clube Vergueirense, pertencente à família Pousa.
Desta forma, os dois times passaram realizar partidas entre si, fortalecendo a amizade e a paixão pelo futebol.
Paixão essa que se firmou ao passar dos anos e, pela amizade e respeito mútuo, da união dos dois times, sendo o 12 de outubro da família Guerrini e o Vergueirense, da família Pousa, fundaram o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.
Representantes da família Guerrini e Pousa convidaram, então, o capitão Carlos Wingeter, cirurgião dentista, integrante da Guarda Nacional, para se tornar presidente do clube que acabara de surgir. Wingeter aceitou prontamente, impondo apenas uma condição: o time deveria ser intitulado XV de Novembro, em homenagem à data da Proclamação da República do Brasil.
Na época, Piracicaba tinha cerca de 40 mil habitantes. A economia local baseava-se na agricultura canavieira para produção de açúcar e aguardente, e do café, o que lhe rendia o apelido de “Pérola Paulista”. O reconhecimento dos piracicabanos ao time de futebol aconteceu de imediato, até mesmo pelo envolvimento de famílias tradicionais na agremiação, o que rendeu ao XV afinidade ímpar pela identificação que o município tinha com seus integrantes.
Mais de 100 anos se passaram e hoje os irmãos Pousa e Guerrini são responsáveis pela fundação de um time que possui uma torcida apaixonada pelo clube.
Texto: Rebeca Paroli Makhou
Deixe seu Comentário
Bela iniciativa do vereador Reinaldo Pousa por reconhecer a importância do torcedor na vida de um grande clube de futebol,agora sim temos o “Dia do torcedor Quinzista”