A Bandeira do Brasil Império
A simbologia da Bandeira da República constituída no Brasil em 1889, não indica uma ruptura radical com o regime monárquico anterior, como foi o caso na França. As cores da bandeira brasileira remetem às cores dinásticas do Império (sendo a cor verde em referência à casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, ao passo que a amarela simbolizaria a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D. Leopoldina).
A bandeira imperial do Brasil foi criada, originalmente, como pavilhão pessoal do Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, a pedido de D. Pedro de Alcântara, ainda como príncipe-regente. Seu autor foi Jean-Baptiste Debret, ainda que fontes divirjam sobre um possível coautor: alguns autores, como Ceição de Barros Barreto, afirmam ter sido José Bonifácio de Andrada e Silva, outros, D. Leopoldina.
A bandeira do Brasil Império preservava muitos dos elementos do antigo reino de Portugal e seu brasão, como a esfera armilar e a cruz da Ordem de Cristo.
Os ramos de café e tabaco, colocados como suportes, representavam as duas culturas que passavam a destacar-se na produção nacional. As estrelas, dezenove, representavam as províncias de então, inclusive a Cisplatina.
A última alteração efetuada na bandeira imperial ocorreu já no Segundo Reinado, quando, por volta de 1870, D. Pedro II resolveu acrescentar a vigésima estrela para adequar o pavilhão à organização territorial do país, ato que careceu de instrumentação jurídica formal: a perda da Cisplatina foi compensada pela criação de duas províncias: Amazonas e Paraná, resultado da divisão das províncias do Grão-Pará e de São Paulo.
Júnior Sá.
Colunista e Historiador.
Deixe seu Comentário
Parabéns Rádio Piracicaba , foi muito bacana a entrevista com o técnico Cléber Gaúcho , campeão da Copa Paulista .
Parabéns pela entrevista com nosso prefeito Luciano Almeida , foi extremamente importante os esclarecimentos abordados na entrevista .
Parabéns Rádio Piracicaba, um prazer enorme ser um ouvinte diário dessa rádio de notícias. Parabéns meu amigo Vitor