No dia 28/10, sexta-feira, acontece a próxima caminhada turística noturna Piracicaba: Um Rio de Assombrações, com lendas urbanas, com perspectivas assombrosas, que passa pelo Cemitério da Saudade. As inscrições para participação no evento podem ser feitas a partir do dia 24/10 (segunda-feira), às 14h, no site https://doity.com.br/piracicaba-um-rio-de-assombracoes. Estarão disponíveis 150 inscrições. O evento é realizado pelo grupo criativo O que Te Assombra e pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e apoio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes). Na ocasião, quem desejar pode doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade.

O início da caminhada é pelas vias do Cemitério da Saudade. Em seguida, o roteiro segue para o largo Santa Cruz, praça José Bonifácio, Igreja de São Benedito, Escola Moraes Barros, Praça da Boyes, Rua do Porto, esquina com a rua 13 de Maio; passarela pênsil e Engenho Central, totalizando percurso de cerca de 4,5km em tempo estimado de 2h30. Ao longo da caminhada, as lendas são contadas pelo idealizador da atividade, o roteirista e compositor Thiago de Souza, com informações complementadas pelos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Mauricio Beraldo.

“Nas edições passadas da caminhada, percebemos o grande interesse do público, então, já programamos outras edições na cidade, para que as pessoas possam participar e conhecer mais do município por uma perspectiva diferente, por meio das lendas”, comentou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.

Na visita ao Cemitério da Saudade serão explanadas histórias sobre os túmulos de figuras ilustres de Piracicaba, como Prudente de Morais, que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil, e o padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. O roteiro tem, ainda, as lendas da Cobrona, do Turco que Comia Crianças, da Inhala Seca, do Homem da Capa Preta, da Noiva da Colina, entre outras.

As lendas que integram a caminhada em Piracicaba podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).

SERVIÇO – Inscrições para a Caminhada turística noturna Piracicaba - Um rio de Assombrações. Dia 24/10, a partir das 14h, pelo site https://doity.com.br/piracicaba-um-rio-de-assombracoes. Informações: @oqueteassombra (perfil do Instagram ou Facebook).

Deixe seu Comentário