Com o objetivo de lançar vídeos e podcasts produzidos por meio de processos educativos, acontece na próxima terça-feira, 18 de outubro, às 19h, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), de Piracicaba (SP), a “Mostra Ambiental Ecoar”. Entre os temas abordados pelos materiais que serão exibidos estão consumo consciente, compostagem, reciclagem, políticas públicas, gestão e descarte de resíduos, obsolescência programada e pertencimento. A entrada é gratuita.

 

O evento contará com a participação de Ana Maria de Meira, educadora ambiental do programa USP Recicla no campus da Esalq; e Laura Alves Martirani, professora da Esalq/USP. As profissionais abordarão temas como a importância da gestão de resíduos e de processos de educomunicação.

 

Os materiais foram produzidos ao longo de dois cursos – um focado em podcasts e, outro, em vídeos para a internet – do “Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos”, realizados entre os meses de julho e setembro de 2022 e baseados na metodologia da educomunicação, que tiveram como temas consumo consciente e resíduos sólidos.

 

No total, os cursos reuniram cerca de 50 pessoas de diferentes faixas etárias e segmentos profissionais. Foram abordadas ferramentas de produção de roteiro, captação e edição, além de educação ambiental, intervenção socioambiental e transformação social.

 

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) e Aiôn Socioambiental, com apoio da Tempo D Comunicação e Cultura e Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP.

 

Compõem a equipe pedagógica do Projeto Ecoar: Rachel A. Trovarelli (gestora ambiental e doutora em ciências ambientais), Rafael Bitencourt (jornalista e educomunicador) e Bruno Garcia (engenheiro e educador ambiental), que atuam pela Aiôn Socioambiental.

 

SERVIÇO

 

Mostra Ambiental Ecoar. Terça-feira, 18 de outubro, às 19h, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) de Piracicaba (av. Maurice Allain, 77). Entrada gratuita. Não é necessário fazer inscrição prévia. Para mais informações, acesse o Instagram do projeto (@ecoarpiracicaba) ou o site aionsocioambiental.eco.br/ecoar .

 


--

Rafael Bitencourt
Jornalista 

Deixe seu Comentário