A Casa do Estudante Universitário "Professor José Benedicto de Camargo”, conhecida como CEU, será homenageada pelos 60 anos de fundação em Piracicaba. A moção 170/2022, de autoria do vereador Pedro Kawai, foi aprovada pelo plenário nesta segunda-feira (3) na 47ª reunião ordinária.
Idealizada no Calq (Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz”), em 1949, e inaugurada em 16 de setembro de 1962, recebeu o nome de seu idealizador e diretor da Esalq (Escola Superior Luiz de Queiroz) , que exerceu a função entre 1957-1960, o qual faleceu em trágico acidente a serviço da escola.
A moradia é composta por mais de 1000 m² de área construída, contendo 128 quartos, sendo cinco voltados para alunos que necessitam de maior acessibilidade, além de salas de estudo, jogos, reuniões e um quiosque para confraternizações, espaço esse que já foram realizadas grandes festas juninas que mobilizaram a comunidade piracicabana.
Importantes nomes da comunidade esalqueana passaram pela CEU durante sua graduação, incluindo ministros da agricultura, diretores de grandes empresas como o fundador do Instituto Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), vários professores, diretor do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura ), pró-reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), entre outros egressos.
A CEU é voltada para os alunos com maiores dificuldades de se manter na Esalq. A seleção dos moradores é feita a partir de critérios socioeconômicos, em um processo gerenciado pela USP (Universidade de São Paulo).
A data da homenagem ainda será definida.