Eles foram a comissão de frente no período mais crítico de enfrentamento à pandemia do covid-19. Na noite desta terça-feira (27), a Câmara Municipal de Piracicaba (SP) homenageou durante solenidade promovida no salão nobre “Helly de Campos Melges” sete farmacêuticas pelo "Dia do Farmacêutico" e, com o título, "Farmacêutico do Ano", de acordo com o decreto legislativo 27/2016 e requerimento 680/2022.

 

O presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e da rede de farmácias Drogal, Marcelo Delfini Cançado, classificou os farmacêuticos como “educadores e zeladores” da saúde da população. “Eles se tornaram extremamente necessários no ecossistema da Saúde. Ser farmacêutico não tem como propósito, apenas benefício próprio. É, antes de tudo, uma autorização da sociedade, que entrega a vocês, para cuidar da saúde delas”.

Para a delegada regional do CRF (Conselho Regional de Farmácia), Daniela Fernanda Masson Mattioli, os profissionais saem de suas zonas de conforto e contribuem para a melhoria da saúde da população com os serviços que realizam. “Felizmente nos deparamos com os belíssimos trabalhos que vêm sendo realizados nas mais diversas áreas de atuação do farmacêutico".

Luciane Cruz Lopes, umas das agraciadas da noite, se sentiu à vontade em falar em nome das homenageadas porque “todas” foram suas alunas. Docente há 22 anos na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Luciane contabilizou mais de sete mil estudantes no processo de formação, na universidade. “É com muito amor que me dediquei a essa profissão por caminhos um pouco diferentes das minhas colegas. Escolhi ser professora para formar e capacitar os farmacêuticos”.

A solenidade foi presidia pelo vereador em exercício, Felipe Gema, que destacou a importância do trabalho dos farmacêuticos junto à sociedade. "Esse reconhecimento não pode ficar somente em palavras, pois é justo que todas as categorias da Saúde sejam valorizadas com melhores salários e condições de trabalho".

HOMENAGEADAS

Adriana Aparecida Cresta –ingressou na Prefeitura Municipal de Piracicaba (SP) em 1995. Por 27 anos, foi coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica, além de ter sido diretora do setor de Almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. Aposentou-se neste mês.

Rosaine Elizinei Romera Villar – graduou-se farmacêutica pela Unimep em 2002. Com trabalhos desenvolvidos no Hospital dos Fornecedores de Cana e Santa Casa, atualmente é gerente de suprimentos do Hospital Beneficente de São Pedro (SP).

Luciane Cruz Lopes - formou-se Farmacêutica Bioquímica pela Unesp, em 1986. Fez mestrado e doutorado em Farmacologia e Terapêutica na Unicamp.

Luciana Amâncio de Godoy – concluiu em 1994, na Unimep, a graduação em Farmácia. Em 2020, terminou a pós-graduação em Farmácia Clínica pelo ICTQ Campinas (SP). É colaboradora da Rede Drogal.

Márcia Calori Matushita -  cursou Ciências Farmacêuticas na Unesp, em 1986. As especializações na área vieram 1987 e 2018. É proprietária da farmácia de manipulação Bellaflora.

Joseane Francisco Deltreggia – tem formação farmacêutica desde 2005. Em 2011, começou a se dedicar à docência, em cursos técnicos de farmácia. Atualmente é colaboradora do Hospital de Americana (SP), na área de Farmácia Clínica.

A mesa de honra da solenidade foi composta pela conselheira do Conselho Regional de Farmácia, Susana Yaskara Borches Herrera; Daniela Fernanda Masson Mattioli, delegada regional de Piracicaba no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Daniela Fernada Masson Mattioli; Marcelo Delfini Cançado, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba e pelo vereador, Felipe Gema.

 

Texto:  Marcelo Bandeira

Foto Crédito: Davi Negri

Deixe seu Comentário