Da Redação
A história da televisão
começou no início do século XX por meio de experimentos realizados por
diferentes inventores. Seu desenvolvimento se deu graças a uma série de outros
avanços tecnológicos que se estendiam desde o século XIX.
As primeiras transmissões de
televisão começaram a ser realizadas na década de 1930 em diferentes países da
Europa e nos Estados Unidos. A popularização da televisão se deu a partir da
década de 1950, nos Estados Unidos, mas aqui aconteceu somente na década de
1970. A primeira emissora de televisão do Brasil foi a TV Tupi, inaugurada em
1950.
As transmissões televisivas
começaram a ser realizadas na década de 1930, com destaque para a BBC com uma
transmissão internacional, o que, para os padrões da época, era considerado uma
transmissão de alta definição. Nesse momento, claro, o acesso às transmissões
era bastante limitado, pois poucas pessoas tinham televisão.
Transmissões também foram
realizadas em outros países da Europa, como a Alemanha e a França, e, no caso
dos Estados Unidos, a primeira transmissão aconteceu em 1939. A União Soviética
também realizou sua primeira transmissão televisiva nesse período, concretizando-a
em 1938. Com o início da Segunda Guerra Mundial, o único país europeu a manter
suas transmissões de televisão foi a Alemanha.
Após a Segunda Guerra
Mundial, o período do auge da economia norte-americana permitiu que a televisão
se consolidasse como um bem de consumo acessível a diversas camadas da
sociedade norte-americana, em especial as classes médias. Esse desenvolvimento
econômico fez com que a televisão se tornasse um bem de consumo comum, e, em
1962, cerca de 90% dos lares norte-americanos possuíam um aparelho.
A popularização da televisão
nos Estados Unidos passou diretamente pela sua transformação em meio de
comunicação de massa e pela busca por patrocinadores que garantiam o
financiamento das atrações transmitidas. As transmissões televisivas reforçavam
os padrões culturais da sociedade norte-americana nas décadas de 1950 e 1960 e
se baseavam na defesa do capitalismo, do consumo, do modelo tradicional de
família, entre outros valores.
Inicialmente, a programação
de televisão era formada inteiramente por programas apresentados ao vivo, e,
até a década de 1950, as transmissões televisivas eram todas em preto e branco,
sendo que a primeira transmissão em cores aconteceu nos Estados, em 1954, e se
popularizou no planeta entre as décadas de 1960 e 1970.
Televisão no Brasil
A chegada da televisão ao
Brasil se deu na década de 1950, sendo um feito realizado pelo jornalista e
empresário Assis Chateaubriand. Esse jornalista, fundador e proprietário da
Diários Associados, uma empresa responsável por veículos de comunicação impressa
e por rádio, decidiu fundar a Rede Tupi de Televisão, conhecida como TV Tupi,
em 18 de setembro de 1950.
A TV Tupi foi a primeira
estação de televisão da América do Sul e era transmitida na cidade de São
Paulo, no canal 3. Para incentivar o negócio em que estava investindo, Assis
Chateaubriand comprou 200 televisores e os trouxe para o Brasil. Alguns desses
aparelhos foram instalados pela cidade de São Paulo para que a população
pudesse ter acesso às transmissões da TV Tupi.
A primeira transmissão se iniciou
às 17h30 do dia mencionado e contou com uma frase de abertura anunciada por
Sonia Maria Dorce, com seis anos de idade na ocasião. A frase era: “Boa noite.
Está no ar a televisão brasileira”. Em 20 de janeiro de 1951, a televisão
chegou ao Rio de Janeiro por meio da TV Tupi Rio de Janeiro.
Oficialmente, a televisão em
cores só chegou aqui no início da década de 1970, mas, em 1962, foram
realizados testes com uma transmissão em cores pela TV Excelsior. Testes também
foram realizados pela TV Globo, em 1967, e a primeira transmissão oficial em
cores em nosso país aconteceu somente no dia 19 de fevereiro de 1972, com
imagens transmitidas do Rio Grande do Sul.
A televisão somente se
popularizou significativamente no Brasil durante a década de 1970, quando uma
parte da população passou a ter acesso ao eletrônico. Atualmente, a televisão é
um dos principais meios de comunicação e de entretenimento da população
brasileira, e uma pesquisa de 2018 apontou que somente 2,8% dos domicílios no
país não tinham uma.