Por Agência Brasil

A Secretaria Nacional do Consumidor determinou o recolhimento dos petiscos caninos que podem ter causado a morte de vários animais. A empresa Bassar Pet Food deve fazer o recall compulsório dos produtos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care.

A decisão da secretaria vem depois de notícias de mortes de cães e da determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de suspender o uso de lotes da substância propilenoglicol da empresa Tecno Clean, que estariam envolvidos no caso de intoxicação.

A substância é um aditivo permitido tanto para alimentação animal quanto para alimentação humana. O que está sendo investigado é uma contaminação do propilenoglicol por monoetilenoglicol.

A Bassar chegou a pedir que os consumidores entregassem os produtos onde foram comprados. Mas, para a Senacon, essa realização informal de recall pode ser demorada e ineficaz, apresentando riscos aos consumidores e aos animais de estimação.

A não formalização do chamamento pode acarretar processo administrativo e aplicação de sanção pela Senacon. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fornecedores que saibam dos riscos dos produtos e serviços após a introdução deles no mercado devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.

Deixe seu Comentário