Texto: Thiago Marquezin/ SME com Camila Piacentini/CCS
A Educação de Piracicaba foi destaque nas notas conquistadas pela cidade no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), incluindo dados das Redes Municipal e Estadual de Ensino.
Dentre os 415 municípios brasileiros que constituem a pesquisa, Piracicaba alcançou a 21ª posição geral, pontuando ainda como 14º no ranking da região Sudeste e 12º mais bem avaliado no Estado de São Paulo.
A educação piracicabana se destaca com a conquista do 9º lugar no quesito acesso à educação, crescendo 16 posições. Além disso pontua na 17ª colocação no pilar qualidade da educação, subindo 8 posições em relação ao ranking de 2021.
O Ranking de Competitividade dos Municípios tem o objetivo de buscar engajamento na sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil e está em sua terceira edição neste ano de 2022.
“Para nós, é digno de muito orgulho pontuarmos tão bem em um ranking que avalia 415 municípios brasileiros. Com os índices de nossa Rede Municipal e da Rede Estadual de Educação, figuramos em destaque nos quesitos de acesso à educação e qualidade da educação, o que nos oferta ainda mais força para continuar promovendo avanços importantes na Educação de Piracicaba”, destaca o secretário de Educação de Piracicaba, Bruno Roza.
COMO É O ESTUDO – De acordo com informações divulgadas pelo CLP, a terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 415 municípios brasileiros, representando as cidades do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. Em conjunto, os 415 municípios em análise correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).
Como resultado, a terceira edição do ranking é composta por 65
indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões:
Instituições, Sociedade e Economia. A primeira dimensão abordada neste estudo,
Instituições, é composta por dois pilares: Sustentabilidade fiscal e
Funcionamento da máquina pública. A segunda dimensão em análise, Sociedade, é
composta por 6 pilares: Acesso à saúde, Qualidade da saúde, Acesso à educação,
Qualidade da educação, Segurança, Saneamento e, por fim, Meio ambiente. Por
último, a terceira dimensão em estudo, Economia, é composta por quatro pilares:
Inserção econômica, Inovação e dinamismo econômico, Capital humano e
Telecomunicações.
“Com a força da nossa Rede e com os investimentos que faremos para o ano
de 2023, principalmente na capacitação dos servidores e no avanço do Ensino
Integral, poderemos crescer ainda mais nesses índices e colher os frutos do
esforço de todos que fazem uma educação de qualidade em Piracicaba”, finaliza
Roza.