Texto: Laura Fedrizzi Salere
Foto Crédito: Davi Negri
Na manhã desta terça-feira (13), o vereador Felipe Gema esteve na Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) em reunião com o secretário responsável pela pasta, Hermes Balbino, para tratar de subvenções para o XV de Piracicaba e demais solicitações à secretaria. Também estiveram presentes Israel Martins, gerente administrativo financeiro do XV, Alex Cardoso, coordenador administrativo do time, Sylvino Torrezan, diretor da Associação Amigos do XV, e Paulo Totti, presidente da mesma associação.
Israel Martins apresentou a Balbino a necessidade de auxílio financeiro ao XV, que, segundo ele, encontra-se em “seríssima dificuldade financeira”, já que possui grandes despesas entre manutenção do gramado, do refeitório e da lavanderia, bem como custos com viagens para jogos e treinamentos, que ocorrem em Saltinho.
Os representantes do time e o parlamentar defenderam a importância do futebol para a cidade. “Quando o XV vai bem, a cidade respira diferente, e isso influencia o turismo, a hotelaria, os restaurantes…”, destacou Gema. Eles foram unânimes quanto à relevância do esporte na vida dos jovens, especialmente os da periferia. “Não trabalhamos para converter os 100 garotos das nossas categorias em profissionais. É o aspecto social que mais importa”, destacou o gerente administrativo.
Felipe Gema abordou o artigo 40 da seção IV da lei 7045/2011, que determina a subvenção mensal de R$12.870 ao Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba – valor que, no entanto, não tem sido destinado ao clube, mas é em parte utilizado para o pagamento da conta de energia elétrica do estádio. Segundo Balbino, a partir do mês de outubro o time já deve receber cerca de R$15.000 da secretaria.
Os representantes do XV também solicitaram suporte da Selam em relação ao transporte dos jogadores para treinos e jogos. Balbino afirmou que, no entanto, pela baixa quantidade de veículos e motoristas, a secretaria não conseguiria atender a essa demanda no momento, mas que poderia apoiar a busca por patrocinadores que possam fornecer o apoio. Além disso, o secretário sugeriu o auxílio da Selam na divulgação dos eventos que buscam arrecadar verbas para o XV, como a Festa da Batata, assim como a periodicidade na realização de reuniões para negociações e diálogos.
Outro tópico abordado na reunião foi o Complexo Aquático "Dr. Samuel de Castro Neves". De acordo com o secretário, ele deve ser reaberto e voltar a operar normalmente na primeira semana do mês de outubro.
O vereador Gema apresentou e protocolou, ainda, ofício do projeto "Crias do Morro", solicitando a compra de tatames para as aulas de jiu-jitsu oferecidas no Centro Comunitário do Jardim Esplanada. Ele abordou, também, a demanda pela manutenção da pista de skate do bairro Piracicamirim.