Texto: Sabrina Franzol / Fotos: Cedhu

Marilyn Monroe de Fernanda Nepomucemo

A votação do prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, da 49ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, segue até o fim deste mês, dia 30/09. São dez esculturas concorrentes, produzidas por nove artistas brasileiros. Para votar é necessário acessar o site do Salão de Humor (salaointernacionaldehumor.com.br) e clicar na aba “júri popular”. A votação é gratuita. As esculturas estão expostas no Armazém 14 do Engenho Central, junto da mostra principal do Salão, que pode ser vista gratuitamente até 30/10, de quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

Neste ano, foram inscritas no Salão 12 esculturas, das quais o Júri de Seleção escolheu as dez finalistas para a votação do prêmio Júri Popular. As esculturas foram confeccionadas com diferentes materiais e retratam artistas como a atriz e cantora norte-americana Marilyn Monroe; a pintora brasileira Tarsila do Amaral, uma das principais fomentadoras da Semana de Arte de 22; o cantor e compositor britânico Freddie Mercury, entre outros. Há, ainda, uma escultura alusiva a um globo terrestre, porém, achatado/plano. Os artistas concorrentes são Valber Benevides, Synnöve Hilkner, Rosana Amorim, Marcio Duarte Lobo, Luiz Carlos Fernandes, Junior Lopes, Francisco Crócomo, Fernanda Nepomucemo e Deraldo Pinto Carvalho.

“Agora, contamos com a participação do público para escolher a escultura preferida. São trabalhos incríveis, de qualidade, e que mostram o quanto os artistas são múltiplos e excelentes no que fazem”, falou o diretor do Salão, Junior Kadeshi. O valor do prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto é de R$ 5.000.

SALÃOZINHO - O Salãozinho de Humor de Piracicaba está na 20ª edição e teve 1.969 trabalhos inscritos, produzidos por alunos de 7 a 14 anos de idade. Destes, foram selecionadas para a exposição 100 obras de estudantes de 49 escolas públicas e privadas de Piracicaba, Americana, Búzios, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa e Rio Claro. As obras também podem ser vistas até 30 de outubro no armazém 14 do Engenho Central.

PARALELAS – Além da mostra oficial e do Salãozinho, a programação do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba inclui nove exposições paralelas. Dentro do Armazém 14, no Engenho Central, estão disponíveis para visitação até 30 de outubro as mostras Humor Além do Risco, de Sÿnnove Hilkner; Paffaro: A Arte como Vida, de Gustavo Paffaro; Lapiceando el Mundo, de Anne Derenne, e Escultores em Bloco, de Luiz Carlos Fernandes. No mesmo período, a Casa do Povoador abriga a exposição Quarenta e Nove Cartazes para Piracicaba, de diversos artistas. E tem, ainda, A Mostra Grátis, também com diferentes autores, na rodoviária de Piracicaba; PortoCartoon - Línguas e Mundo, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz Arruda Pinto; Marangoni é XV, de Luis Henrique Marangoni, no Casarão do Turismo, e Ziraldo 90, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

SERVIÇO - 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Votação do Júri Popular Alceu Marozi Righetto: salaointernacionaldehumor.com.br. Visitação presencial: até 30/10, no armazém 14 do Engenho Central. De quinta e sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Deixe seu Comentário