Foto e texto por Millena Pscheidt - XV de Piracicaba
O XV de Piracicaba anuncia oficialmente o técnico Leandro Samarone, de 51 anos, para comandar a categoria sub-20 do DNA XV. Ele já está integrado à comissão técnica desde a semana passada e se prepara para a reapresentação dos atletas, marcada para a próxima semana. O treinador tem a Licença B de curso de treinador de futebol da CBF Academy.
Samarone tem história com a camisa alvinegra, pois enquanto atleta de futebol, iniciou sua carreira no clube piracicabano em 1988 e permaneceu por aqui até 1992. Depois, teve passagens por clubes brasileiros como Ponte Preta-SP, Bragantino-SP, Novorizontino-SP, Ituano-SP, CRB-AL, Vila Nova-GO.
Fora do país, Samarone também teve carreira consolidada como jogador. Atuou na Rússia entre 1996 até 2004, quando pendurou as chuteiras. Por lá, passou nos times CSKA Moskva, Torpedo, Spartak Moskva, Arsenal Tula, Kryla Sovetov, Rubin Kazan e Terekgrozny.
Como treinador, começou em 2005 no União Barbarense, de assistente técnico. Em 2010, foi tradutor pessoal do técnico Zico no Bunyodkor Futbol Klubi na Rússia. Em 2015, foi assistente técnico e coordenador de futebol sub-20 do Patrocinense-MG.
As experiências mais recentes foram de 2018 a 2019 no Velo Clube, assistente técnico e técnico do sub-20; em 2020 técnico sub-17 do Inter de São Gotardo-MG e em 2021 como auxiliar técnico do Uberlândia Esporte Clube-MG.
O treinador já vem observando e fazendo parte do dia a dia da comissão e do Clube, se preparando fora das quatro linhas, enquanto aguarda o retorno dos atletas para iniciar a preparação dentro das quatro linhas.
O restante da comissão técnica seguirá a mesma. Fábio Ferreira (preparador físico); Guilherme Lisboa (preparador de goleiros); João Zangerólamo (fisioterapeuta); Jonathan Santos (fisioterapeuta); Lucas Pietro (roupeiro).