Texto: Felipe Poleti/CCS
Fotos: Justino Lucente/CCS e Divulgação/RAPS/SMS
Neste mês, Piracicaba recebe uma série de ações em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção e sensibilização ao suicídio com o tema Nenhuma Ideia Vale uma Vida…. Desta forma, a Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e parceiros abrem a programação amanhã, sexta-feira, 02/09, às 14h, com a palestra Da Dor ao Amor: (auto) Cuidados na Prevenção do Suicídio, ministrada por Eliane Soares, voluntária e porta-voz do CVV (Centro de Valorização da Vida), e também pelo professor Sérgio de Oliveira Santos. O evento será na Câmara Municipal, com participação gratuita.
Também fazem parte do planejamento de ações que vão promover reflexões sobre o suicídio e estimular conversas sobre as emoções e a vida, os seguintes parceiros: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), CVV, Rotary Club Luiz de Queiroz, Unimed Piracicaba, Ceacan (Centro de Apoio a Prevenção ao Câncer, Doenças Degenerativas e Deficiências Sociais Multiníveis), Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, Câmara Municipal, por meio do gabinete do vereador Gustavo Pompeo, e a Universidade Anhembi-Morumbi (UAM).
Conforme explica Vandrea Novello, coordenadora da RAPS, assim como em outros anos, equipes da rede de Saúde Mental e parceiros percorrerão os terminais de ônibus da cidade com objetivo de abordar a importância de cuidar da saúde mental oferecendo escuta e orientações à população. As ações serão no dia 13/09, no Terminal Central de Integração (TCI); dia 15/09 no Terminal São Jorge; 16/09 no Terminal Paulicéia; 21/09 no Terminal Vila Sônia e 22/09 no Terminal Piracicamirim, sempre em horário comercial. “Os profissionais atuarão ativamente na distribuição dos materiais, orientação e mesmo uma escuta rápida. Quando falamos de perspectivas futuras, esperança, possibilidades de escuta, diretamente estamos trabalhando na prevenção do suicídio, que é a desistência da vida”, afirma Vandrea.
PALESTRA - A Unimed Piracicaba realiza a palestra Impacto do comportamento suicida: avaliação e manejo, com o médico Neury Botega, no anfiteatro da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), dia 20/09, às 19h. O encerramento das ações acontece no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, com apresentação do musical Uma Dose de Música para Celebrar a Vida, em 30/09, às 20h. As atividades também são gratuitas.
Vandrea reforça que durante todo o mês profissionais da RAPS, Atenção Básica, SMADS e alunos da Universidade Anhembi-Morumbi estarão nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade abordando a população sobre a temática e orientando sobre as possibilidades de cuidados na Rede Pública. “Nas unidades de referências da RAPS também teremos atividades programadas sobre o tema ao longo do mês de setembro. Além disso, a Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa desenvolverá atividades sobre o tema junto aos alunos e diversas escolas da cidade realizarão encontros voltados à prevenção e sensibilização ao suicídio”, completou.
ONDE BUSCAR AJUDA – A Secretaria Municipal de Saúde oferece diversos equipamentos voltados ao cuidado da saúde mental. Confira abaixo onde buscar ajuda em caso de sofrimento psicológico.
CAPS II – Bela Vista
Endereço: rua Bela Vista, 665, Vila Independência
Horário de funcionamento: das 7h às 17h
Contato: (19) 3433-0312
Atende a população da região leste, sul e centro
Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina
Endereço: rua Dr. Antônio Augusto de B. Penteado, 422, Jardim Elite
Horário de funcionamento: das 7h às 17h
Contato: (19) 3402-3028
Atende a região oeste
Ambulatório de Saúde Mental Vila Sônia
Endereço: rua Dino Bueno, 565, Vila Sônia
Horário de funcionamento: das 7h às 17h
Contato: (19) 3415-3343
Atende a região norte
CAPS Infantojuvenil
Endereço: XV de Novembro, 2517, Bairro Alto
Horário de funcionamento: das 7h às 17h
Contato: (19) 3434-4732
Atende crianças e adolescentes do município
CAPS AD (Álcool e outras drogas)
Endereço: rua Presidente Venceslau Braz, 69, Jardim Glória
Horário de Funcionamento: das 7h às 17h
Contato: (19) 3411-6520
Atende as pessoas com transtornos psíquicos decorrentes do uso problemático de substâncias psicoativas
Consultório na Rua
Contato: (19) 3422-7354
Equipe itinerante. Direcionado às pessoas em situação de rua