Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba

No último dia, 18 de agosto,  fez 46 anos que o XV de Piracicaba foi vice-campeão Paulista, campeonato que no primeiro turno o Nhô Quim fez 15 pontos em 17 jogos disputados, foram três vitórias, nove empates e cinco derrotas.

No segundo turno, XV, Palmeiras e América ainda estavam na disputa pelo título. O jogo aconteceu no dia 18 de agosto de 1976 no Palestra Itália, o time Piracicabano precisava da vitória enquanto o Verdão um empate o consagrava campeão. Mas para desespero da torcida Piracicabana o Palmeiras venceu a partida por 1 a 0, gol de Jorge Mendonça aos 39 minutos do primeiro tempo.

O Campeonato Paulista de 1.976 foi disputado em duas fases. Houve, preliminarmente, um turno de classificação com a participação de 18 clubes que foram divididos em três chaves (A, B, C) com seis clubes cada.

O XV de Piracicaba esteve na Chave A, ao lado de Portuguesa, Comercial, São Bento e São Paulo.

O Nhô Quim ficou na quarta colocação e ganhou o direito de disputar com os demais onze clubes o título do Futebol Paulista. Para o alvinegro, é até então a sua melhor colocação em um estadual.

As equipes entraram com a seguinte formação:

PALMEIRAS 1 x 0 XV DE PIRACICABA

Data: 18/08/1976
Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Parque Antártica / São Paulo
Árbitro: Romualdo Arpi Filho.
Renda: Cr$ 777.915,00.
Público: 40.283 pagantes.
Gol: Jorge Mendonça 39/1º

PALMEIRAS: Leão; Valdir, Samuel, Arouca e Ricardo; Pires e Ademir da Guia; Edu Bala, Jorge Mendonça, Toninho e Nei / Técnico: Dudu.

XV DE PIRACICABA: Doná; Volmil, Fernando, Elói e Almeida; Muri, Nardela (Capitão) e Pitanga; Vágner, Benê (Paulinho) e João Paulo / Técnico:Dema.

Relação dos jogadores que representaram o XV de Piracicaba no Campeonato Paulista de 1976:

Getúlio
Donáh
Pizelli
Nardela
Valdomiro
Benê
Maricata
Vágner
China
Volmir
Paulinho Massariol
Elói
Ditinho
Joãozinho
Capitão
Pitanga
Almeida
Renato
Ademir Carloni
Delém
Muri
Fernando
João Paulo

Técnico: Ademar Lucazzechi (DEMA)

Fonte e Foto: Livro A História do XV de Piracicaba / Delphim F. Rocha Netto

Deixe seu Comentário