No último sábado, 13, a Sedema/Prefeitura de Piracicaba, o Instituto de Pesquisas Ambientais e o projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas”, que tem patrocínio da Petrobras, realizaram, com diversos parceiros, o “Dia O Horto é Nosso”, que contou com mais de 250 participantes em atividades diversas de educação ambiental, cultura e arte. O evento, que abrangeu todos os públicos e idades, durante todo o dia, foi parte do “Vem pro Horto”, programa de educação ambiental que busca aproximar a comunidade do Horto e torná-lo cada vez mais um espaço educador sustentável, com eventos gratuitos e abertos a toda a comunidade.

 

O evento foi fruto da parceria com instituições que atuam em prol de pessoas com deficiência (Espaço Pipa, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Associação de Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba e Associação de Surdos-Libras Piracicaba), grupos da Esalq/USP (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa, Laboratório de Educação e Política Ambiental e Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais), Rotas Afro, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Programa Ecofalante Universidades.

 

Além dessas instituições, a ação contou com atividades ministradas por diferentes profissionais: Pajé Rosivaldo, educadoras Isabela Faccin, Roberta Borges, Nina Neder, Julia Nascimento e Mônica Estela, educador André Castanho e educador e instrutor de yoga e yoga dance Samuel Zanatta. O “Dia O Horto é Nosso” também teve o apoio da Guarda Civil, Tupi Transportes e Semuttran, com uma linha de ônibus gratuita.

 

O evento contou com atividades voltadas à diversidade ecológica (vivência sobre restauração florestal e plantio de mudas, observação de aves, diálogos sobre floresta, oficina de sementes e sucos naturais, contação de histórias com a temática ambiental e oficina de tintas naturais), à diversidade cultural e diferentes saberes (sobre a sabedoria indígena a respeito de plantas aromáticas medicinais e a cultura afro-caipira), ao cuidado, bem-estar e uso dos sentidos (aulas de yoga e yoga dance, quick massagem, oficina de beleza e auto-estima e cozinha sensorial), atividades culturais (oficina arte, movimento e natureza, oficina de pintura facial, apresentação musical, contação de histórias musicais, apresentação e diálogo sobre o filme “Crescer onde Nasce o Sol”, da Itinerância da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema – Piracicaba e apresentação e diálogo sobre o filme “No Rastro das Cargueiras” com audiodescrição e janela de libras).  

 

Sociedade mais sustentável

 

Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, professora e primeira secretária da Associação de Surdos-Libras de Piracicaba (Assupira), manifestou sua satisfação em participar do evento. “Essa foi uma amostra de que é possível convivermos em harmonia com todas as pessoas e que juntos podemos construir uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva para todos, independente de suas características orgânicas, físicas ou psíquicas. Foi um dia lindo, em que todas as pessoas que ali estavam tiveram possibilidades de repensar seus hábitos, experimentar novos sabores, de cuidar do corpo, relaxar a mente, plantar esperança e resgatar sonhos”, disse.

 

Karine Faleiros, Coordenadora de Educação e Políticas Públicas do Projeto Corredor Caipira, também deu seu depoimento: “Que dia celestial vivemos! Estou muito feliz com tudo o que aconteceu, com toda a parceria, participação de mais de 250 pessoas, toda a programação, sorrisos no rosto, sentimentos de paz”, afirmou.

 

O “Corredor Caipira” é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), com patrocínio da Petrobras.

 

Próxima atividade

 

A próxima atividade do “Vem pro Horto” será na sexta-feira, dia 19, às 19h, com Cinema e Trilha Noturna. No âmbito da Itinerância da 11ª Mostra Ecofalante de Cinema – Piracicaba, será realizada a exibição e diálogo sobre o filme “Descarte”, um documentário de Leonardo Brant sobre o drama social do lixo, apresentado a partir de histórias inspiradoras e educativas de artistas, designers, artesãos e ativistas sobre como podemos dar novos destinos ao que consumimos.

 

Após o filme, será realizada uma trilha noturna em parceria com a Nas Nuvens Turismo, relacionando o tema do filme com o Horto. As inscrições são gratuitas e limitadas, pelo link: https://forms.gle/5gTXvMKypi2N8y1L8


--

Rafael Bitencourt - Jornalista 

Deixe seu Comentário