Texto: Silvana Duarte Cavicchioli

Esta semana, o Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba) sediou o 2º Encontro Regional dos Pontos MIS, projeto criado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo, direcionado aos responsáveis pelas células do MIS. O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras, que somam 120, recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos e profissionais do meio audiovisual.

Durante o encontro, conduzido pela coordenadora Fabiana Pinotti e pela produtora e programadora Lia Lima, do MIS de São Paulo, foram debatidos temas como planejamento e levantamento de como estão os Pontos MIS em cada cidade, a necessidade de reestabelecer a formação de público e a padronização das operações do programa, priorizando a troca de experiências e práticas entre os gestores culturais parceiros sobre seus trabalhos em relação aos Pontos MIS.

“Com a retomada presencial das atividades, evidenciamos que nossos públicos mudaram e o consumo de atividades culturais online e presenciais concomitantes tornaram-se uma realidade. Para o programa Pontos MIS, para construir atividades que se relacionem com os municípios parceiros e suas comunidades, o espaço de diálogo é fundamental”, disse Fabiana.

De acordo com Lia Lima, além de Piracicaba, as cidades de Pindamonhangaba, São Paulo, capital, Ourinhos e Buritama foram sede dos encontros. Na segunda-feira será a vez de Ribeirão Preto receber o evento.

Participaram do encontro em Piracicaba os municípios de São João da Boa Vista, Botucatu, Nova Odessa, Vargem Grande do Sul, Americana, Hortolândia e Itatiba.
De acordo com o diretor do Misp Piracicaba, Pedro Maurano, os encontros são essenciais para desenvolver estratégias de como criar e atrair novos públicos para apresentações presenciais e para quem já está acostumado com as novas tecnologias, como o streamings, por exemplo.
O programa está em fase de planejamento estratégico, visando a retomada das atividades presenciais e novas ações híbridas perante esse momento de "reconstrução" do público presencial e continuidade do público online.

SERVIÇO - Museu da Imagem e do Som Piracicaba (MISP). Armazém 8 do Parque do Engenho Central. Atendimento das 8h às 17h. Informações pelo instagram @misp_piracicaba.

Deixe seu Comentário