Texto: Felipe Poleti/CCS

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, confirmou na manhã de hoje, 05/08, o segundo caso de Monkeypox (varíola símia), conhecida como varíola dos macacos, em Piracicaba. O paciente é um homem de 26 anos, sem histórico de viagem ao exterior, mas que teve contato com pessoas que retornaram de viagem recentemente; ele segue em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica. O outro caso já confirmado é de um homem de 38 anos, que também segue em acompanhamento.

A Pasta reforça que o vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e é importante lembrar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. "A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual", explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Para se prevenir da Monkeypox é necessário tomar alguns cuidados muito importantes, como evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença; fazer a higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool em gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais; fazer o uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.

O principal sintoma é o surgimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus; caroço no pescoço, axila e virilhas; febre; dor de cabeça; calafrios; cansaço; e dores musculares.

Outras informações sobre a doença podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-7800.

TRATAMENTO – O período de incubação do Monkeypox é tipicamente de 6 a 16 dias, mas varia de 5 a 21 dias. O período de transmissibilidade ocorre a partir do início dos sintomas até o desaparecimento das crostas.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não existem tratamentos específicos para a infecção pelo Monkeypox, já que os sintomas da doença geralmente desaparecem espontaneamente. O tratamento é sintomático e envolve a prevenção e tratamento de infecções bacterianas sintomáticas. Ainda, de acordo com a OMS, a vacinação contra a varíola demonstrou ajudar a prevenir ou atenuar a varíola causada pelo Monkeypox, com uma eficácia de 85%.

Deixe seu Comentário