A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), inaugurou hoje, 03/08, às 14h, o PetPira, o primeiro espaço para recreação de pets na cidade. Localizado no Parque da Rua do Porto, próximo ao Marco da Paz, o ambiente é aberto ao público e vai funcionar diariamente, das 6h às 21h.


Estiveram presentes na inauguração o prefeito Luciano Almeida; o titular da Sedema, Alex Gama Salvaia; o coordenador do Núcleo de Bem-Estar Animal, Matheus Santos; o responsável pelo manejo de animais do NBEA, Oliveiros Barone Castro; os vereadores Laércio Trevisan Jr. e Alessandra Belucci e o diretor da Ambiental Piracicaba, Luiz Nunes, que doou os equipamentos.


A ideia do PetPira é oferecer um espaço destinado ao lazer e recreação dos pets, visando o bem-estar e a convivência entre eles. O equipamento, inédito na cidade, conta com cerca de dez aparelhos, dentre eles, rampa, salto simples, túnel, gangorra, túnel fechado, pneu, salto em distância, slalon, passarela, salto duplo e módulos.


O prefeito salientou que contar com parcerias, seja da iniciativa privada ou da sociedade civil, é sempre uma boa ação. “Os melhores projetos são os que fazemos em parcerias, quando unimos forças, a sociedade organizada, as estruturas, sempre garantiremos bons resultados. E quando vemos projetos que são bons, alcançamos resultados como este. Então, essa é uma iniciativa muito bacana, de criar esse espaço onde a população pode trazer seu animal. É um passo a mais para que o município conquiste uma política pública séria voltada ao bem-estar animal”, destacou Almeida.


O diretor da Ambiental Piracicaba, Luiz Nunes, fez a doação como pessoa física. “Gosto de ser solidário com a causa animal e acho importante esse método de trabalho que une forças, pois assim, tudo fica mais fácil. Então, quando soube da ideia de montar esse espaço, eu decidi fazer a doação de todos os equipamentos”, contou Nunes.


“Essa inauguração é também um dos efeitos da mobilização que nós fizemos pro evento da 1ª Corrida ESG, que aconteceu no último sábado, 30/07. Em uma das reuniões com os patrocinadores da corrida, comentamos sobre a ideia de criar esse ambiente e, então, o Luiz decidiu fazer essa doação para a cidade”, destacou Salvaia, ressaltando ainda que há a intenção de buscar mais parcerias para construir o PetPira em diversos pontos da cidade. “Tivemos a informação de que outras empresas gostaram da iniciativa e, por isso, futuramente outras doações de equipamentos como esse para o município poderão acontecer”, disse.


O Núcleo de Bem-Estar Animal levou dois cães, Timbô e LeClerc, que foram resgatados em situação de rua, para apresentar os equipamentos. Segundo o coordenador do NBEA, Matheus Santos, a inauguração do PetPira é um momento importante para a causa animal. “Acompanhamos de perto todo o trabalho do Executivo e do Legislativo, atuando para que a causa animal tenha seus direitos garantidos e conquiste melhorias. Os animais que estão aqui hoje, vieram de situação de rua e que, graças ao adestramento, ao manejo adequado, hoje têm um comportamento dócil e adequado. E criar esse parque é justamente para conseguir fazer com que as pessoas tirem os animais para passear, brincar, adestrar e, assim, garantir o bem-estar deles”, complementou.


Logo no primeiro dia, a vendedora agropecuária Marcela Sgarioni decidiu levar a sua cachorrinha Julie para conhecer o espaço e brincar. “Ela curtiu bastante o parque, brincou muito junto das crianças. E é legal ver esse espaço novo, porque nem só os animais vão se divertir, mas as pessoas, as crianças também”, destaca.

Deixe seu Comentário