CORES!    

 

     Bom dia! Que estejam todos muito bem!

     Você já percebeu que a vida é colorida? Isso mesmo, colorida! Não?! Então gostaria de convidá-lo(a) a perceber algumas dessas cores.

     Lembro com bastante alegria dos ipês de Piracicaba! Eles dão um show de cores e beleza quando florescem, aqueles da Avenida Saldanha Marinho nos fazem parar e admirar sua beleza! Colorem o chão da avenida como se quisessem estender um tapete a cada transeunte!

     E os Flamboyants? Você já percebeu a delicadeza de suas flores em tons de vermelho alaranjado? E as paineiras então?! Suas flores cor de rosa vão dando lugar a tufos brancos de paina com o passar dos meses e essas variações coloridas nos contam do quanto a Natureza se recicla e se transforma e nos oferece um espetáculo de renovação constante!

     Mas seria injusto não falarmos dos infinitos tons de verde presentes na ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros)! Sem contar a infinidade de formas de folhas e flores: grandes, pequenas, miúdas, amareladas, amarronzadas, verde claro, verde escuro, verde azulado... infinito!

    E há ainda o rio Piracicaba, seu entorno verde e os diferentes tons de marrom de suas pedras dentro e fora da água!

    Você já percebeu essa riqueza sensorial à sua volta? Você observa a beleza disso tudo no seu dia a dia? Já parou para usufruir de tantas cores e belezas ofertadas natural e graciosamente a você?

     O ponto aqui não são as cores, nem as formas e belezas infinitamente variadas oferecidas pela Mãe Natureza. Não, ela se manifesta independente de nós. O ponto a se refletir aqui é: quão insensíveis nos tornamos a isso tudo? Quão “cegos” ao belo nos tornamos?!

     Em Psicologia Transpessoal, há um termo que define isso: normose, a neurose da normalidade. Vamos nos tornando tão acostumados com tudo, até com o que é ruim, que deixamos de nos sensibilizar com o que é belo, justo, bom, achamos tudo normal. Se você acha assim, cuidado, sugiro ligar seu sinal de alerta!

     Ao nos afastarmos do Natural, deixamos de aprender coisas fundamentais como os ciclos da Vida, da passagem do tempo, do renascimento de tudo, da beleza e fartura de possibilidades que “brotam” sempre, de tempos em tempos!

     A Natureza se oferece dadivosa, generosa todos os dias, e nossos olhos normóticos, que entendem que aquilo “deveria” sempre estar ali, como se nunca acabasse ou não fizesse diferença, vão se tornando enceguecidos, opacos, não percebendo a Vida que pulsa em tudo!

     São incontáveis as pesquisas que mostram a importância do contato com a Natureza para nos mantermos saudáveis, equilibrados, felizes, em paz! Já escrevi aqui, em outro momento, sobre os efeitos benéficos de se estar em contato com o sol, o mar, os rios, as plantas e flores, a terra... Somos parte da Natureza e temos nos esquecido disso.

     Que você possa se lembrar disso tudo quando andar por aí, ou como nos convidou Paulo Soledade, na voz de Emílio Santiago:

 Estão Voltando as Flores

Vê, estão voltando as flores
Vê, nesta manhã tão linda
Vê, como é bonita a vida
Vê, há esperança ainda

Vê, as nuvens vão passando
Vê, um novo céu se abrindo
Vê, o sol iluminando
Por onde nós vamos indo!

 

     Paz, Bem e muitas cores pra você!

 

Bia Mattos

Psicóloga CRP 06/29269


Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos

Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.

Deixe seu Comentário