Em comemoração aos 100 anos da Estação da Paulista, a Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP) se apresentará no local no domingo, dia 31 de julho, às 10h. O concerto terá ainda a participação especial da cantora Julia Simões e banda e a entrada será gratuita.

 

Mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), a Estação da Paulista completará seu centenário no dia 29.

 

O repertório da apresentação será alusivo à estação e ao trem, vários compositores da música popular e da música de concerto escreveram obras referentes a este transporte tão significativo para o desenvolvimento do país, da região e da própria cidade de Piracicaba, que completa 255 anos no dia seguinte.

 

“Em comemoração ao centenário da Estação da Paulista queremos homenageá-la de forma especial, apresentando algumas obras sobre trens e estações”, afirmou Ivan Bueno, regente da OEP.

 

“Entre as músicas escolhidas estão “Encontros e despedidas” (Milton Nascimento e Fernando Brant); “Trem das onze” (Adoniran Barbosa); “Trem do Pantanal” (Geraldo Roca e Paulo Simões); “O Trenzinho do Caipira” (música Villa-Lobos - Bachianas nº 2 - IV tocata; letra de Ferreira Gullar), entre outras grandes obras”, completou o maestro.

 

Orquestra Educacional de Piracicaba

Fundada em 2015, a OEP se coloca como meio para o enriquecimento cultural e social na vida das pessoas, criando conexão entre a experiência, a educação musical e a integração, resultando na transformação do integrante e da sociedade.

 

A proposta metodológica da OEP permite a inclusão de pessoas com o mínimo de conhecimento musical e habilidade técnica no instrumento. Para cada naipe de instrumento foi desenvolvido níveis progressivos de habilidade técnica e conhecimentos musicais, que possibilitam a evolução constante no instrumento e no repertório. A OEP acolhe pessoas com idade a partir de 10 anos, que por meio da integração de diferentes faixas etárias incentiva o compartilhar de suas experiências e vivências culturais e sociais, emergindo o senso de pertencimento.

 

A OEP é composta por 90 integrantes de todas as famílias de instrumentos sinfônicos, tendo em seu repertório a música de concerto universal de forma predominante, mas também percorre pela música popular brasileira, pop-rock e trilhas sonoras de filmes e games.

 

Propósitos da OEP são baseados em:

- Experiência – o contato com as atividades da OEP provoca reações cognitivas, emocionais e estéticas, despertando desejos e anseios para o conhecimento e apreciação musical e interesse de pertencimento.

- Educação e Integração – são meios que permitem o constante aprimoramento do ser humano nas áreas técnica, social e cultural.

- Transformação – por meio de ensaios e concertos a OEP amplia as perspectivas e possibilidades musicais, sociais e culturais de seus integrantes e dos ouvintes. 

---

Fotos e Vídeos de Divulgação:

https://drive.google.com/drive/folders/1j9kSr1U24uoZQ4xXfEm2qwIb3WfxPYuI?usp=sharing

 

Serviço

Concerto em Comemoração ao Centenário da Estação da Paulista

Dia: 31/07/2022

Hora: 10 horas

Local: Estação da Paulista – Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580

Entrada Gratuita

Deixe seu Comentário