Foto Crédito: carecaskidive
O Aeroporto Municipal Pedro Morganti sedia até 30 de julho a 44ª edição do Campeonato Brasileiro de Formação em Queda Livre (FQL). O evento, que conta com 96 atletas inscritos, reúne os melhores paraquedistas do país e vai definir a equipe que representará o Brasil no Campeonato Mundial da categoria, em 2023, na Noruega.
O Campeonato vai distribuir R$ 10 mil em premiação e pode ser acompanhado pelo público tanto da área em comum do Aeroporto quanto do hangar SkydiveThru. Os saltos acontecem diariamente, sendo na terça-feira, 26/07, das 13h às 17h, e no restante dos dias – quarta, quinta, sexta e sábado - das 7h às 17h.
Uellinton Mendes de Jesus, presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo, disse que esse já é o maior campeonato nacional realizado nos últimos anos pelo número de inscritos, lembrando que só o Rio Grande do Sul vai participar com quatro equipes. Ele acredita que até as finais que acontecem no sábado, 30/07, os paraquedistas farão mais de 1.000 saltos para definir os campeões de cada categoria.
REGRAS - A modalidade FQL, uma das mais tradicionais do paraquedismo, será disputada nas categorias Pro com 4 e 8 atletas e Feminino com 4 atletas. Existem também as categorias Master, Inter e Iniciantes. Vencerão as equipes que conseguirem formar o maior número de figuras pré-definidas pela comissão organizadora em 35 segundos de queda livre, tempo cronometrado assim que cada equipe deixa a aeronave.
O diretor do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, Marcelo Kraide, disse que sediar o campeonato brasileiro será um privilégio para a cidade e para os amantes do esporte. Ele lembrou que a infraestrutura do aeroporto e as condições climáticas do município mais propícias para os saltos foram decisivas para a escolha de Piracicaba.