Foto Ruben Fontes Neto - XV de Piracicaba

Foto: Millena Pscheidt/XV de Piracicaba

O Departamento de Futebol do XV de Piracicaba, do profissional e da base, esteve reunido nesta semana com alguns representantes de escolinhas de Piracicaba para dar início a uma parceria que tem como objetivo a captação de atletas para o sub-17. O foco no momento é voltado somente para formação desta categoria.

O Gestor de Futebol Douglas Pimenta, o Supervisor de Futebol Juninho Amstalden, o Diretor de Futebol Adjunto da base Ivan Oriani, e o Supervisor da Base, Carlão, receberam os representantes das seguintes instituições: CT Jonathan Cafu; Clube Empregados Caterpillar – CEC; Futebol Arte Criança – FAC; E. C. Jardim Glória; Esporte Futuro; São Pedro Futebol Clube; BASE Academy; EC Rezende; Flamengo de São Pedro; e Centro Esportivo de Treinamento Infanto-Juvenil – CETI.

As escolinhas foram convidadas por terem o sub-17, mas o Clube segue aberto a receber outras que também tenham esta categoria. O objetivo do convite é para que essas instituições contribuam com atletas e também para valorizar a cidade, conseguindo meninos piracicabanos para vestir a camisa alvinegra. O XV deseja estar cada vez mais próximo da comunidade local.

A iniciativa tem a ver também com a aprovação do projeto enviado pela Associação Amigos do XV de Piracicaba (AAXV) para a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) – nº 11.438/06. A habilitação da associação como proponente de projetos esportivos, nos termos da LIE, possibilita que empresas e pessoas físicas destinem parte de seus impostos devidos à Receita Federal para o financiamento de atividades esportivas das categorias de base. Através deste mecanismo, a AAXV poderá buscar recursos para a categoria sub-17 e categoria sub-20 do XV (já em atividade).

Por outro lado, o Clube tem alguns deveres a cumprir. Entre eles, estão desenvolver o indivíduo através da prática esportiva e o atleta estar obrigatoriamente matriculado em uma instituição de ensino. Ou seja, além de formar atletas, o XV de Piracicaba quer principalmente formar cidadãos.

Início das observações

Neste sábado (16), já haverá uma ação do projeto tendo início. Em um festival, realizado com seis das escolas que estiveram presentes na reunião, os atletas serão observados pela comissão técnica profissional e de base do XV de Piracicaba. A atividade acontecerá no CT Raízen, do Clube.

Os amistosos, realizados pelas equipes, que jogarão entrei si, servirão para que os meninos sejam observados enquanto estão jogando. O ambiente será desta maneira para que eles se sintam à vontade para desempenhar seu futebol, jogando ao lado de companheiros que já estejam habituados.

Já sobre futuras peneiras, as datas, locais e demais informações serão divulgadas nos meios oficiais de comunicação do XV de Piracicaba assim que houver definição. O XV reforça ainda que o foco inicial é colocar em andamento o projeto da categoria sub-17, sendo que no próximo ano, em 2023, será dado início à captação de atletas para a categoria sub-15 também.

Deixe seu Comentário