A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Secretaria Municipal de Governo, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reuniu, na noite de ontem, quarta-feira, dia 13/07, no anfiteatro do Centro Cívico, lideranças comunitárias da cidade. O objetivo foi apresentar o planejamento do Censo Demográfico de 2022 e buscar o apoio dos líderes para a realização da pesquisa que é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todo o país.
De acordo com os servidores do IBGE, Vanessa Peressoni Waltrick e Marina Barbosa Santos, o Censo em Piracicaba terá início no dia 1º/08, com a participação de 359 entrevistadores uniformizados com colete, boné e crachá com nome, CPF, matrícula, posto de trabalho, foto e Qrcode.
“Os recenseadores vão passar de domicílio em domicílio para a coleta de dados acerca do número de moradores, condições de moradia, educação e trabalho e para isso, precisamos do apoio das lideranças para que as pessoas compreendam a necessidade de atender o IBGE nessa nova campanha censitária”, explicou Waltrick.
Euclidia Fioravante, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, destacou a importância do Censo para todo cidadão brasileiro. “Essas informações ajudam a entender as necessidades da cidade, para elaboração de políticas públicas nos mais diversos setores”, disse.
Participaram da reunião, lideranças comunitárias dos bairros Bosques do Lenheiro, Centro, Chapadão, Eldorado, Jardim Vitória, Jardim Oriente, Jardim Gilda, Mário Dedini, Nova Iguaçu, Vila Sônia, Pauliceia e Vida Nova.
HISTÓRICO - O primeiro Censo realizado no Brasil aconteceu em 1872 e, a partir do segundo, em 1990, passou a ocorrer a cada dez anos, com o último levantamento feito pelo IBGE em 2010.