Arte e texto por Vitor Prates - Rádio Piracicaba
Nesta sexta-feira, 15 de Novembro o Esporte clube XV de Novembro de Piracicaba completa 111 anos de história e a Rádio Piracicaba em homenagem a esse gigante do Interior, o Destemido e Valente, fez uma cronologia de acontecimentos que foi e esta sendo a temporada de 2024, do Nhô Quim, de janeiro a novembro.
Janeiro:
Um fato pra lá de inédito na história de 111 anos do XV de Piracicaba, pela primeira vez o clube faz uma pré-temporada fora do Estado de São Paulo.
O XV de Piracicaba realizou na cidade de Jacutinga-MG a sua pré-temporada que foi de 10 dias. Neste período o time comandado por Paulo Roberto realizou diversos treinos e teve ao longo da semana a Radio Piracicaba e Portal Nova 15, acompanhando os trabalhos e o alvinegro encerrou com um jogo-treino diante da Associação Atlética Montessionense, no qual o Nhô Quim venceu pelo placar de 4 a 1.
Copa São Paulo Futebol Jr:
DNA XV, comandada pelo técnico Leandro Samarone, fez a sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Jr, diante do Sharjah Brasil e venceu pelo placar de 2 a 0, gols marcados pelo atacante Erick.
O duelo aconteceu na cidade de Alumínio, no Estádio Senador Ermínio de Moraes.
Mais um feito Inédito nas categorias de base do XV de Piracicaba, pelo terceiro ano consecutivo (2022, 2023 e 2024) o DNA XV, conseguiu avançar de fase da Copa São Paulo de Futebol Jr. A vitória por 2 a 0, pelo Grupo 20 em cima do Trindade de Goiás, gols de Iago e Hassan, garantiu o alvinegro, em primeiro lugar no Grupo 20, com seis pontos e vaga para a segunda fase no qual irá enfrentar o São José do Rio Grande do Sul.
Fevereiro:
A “Exposição XV 110 anos” foi realizada de 20 de fevereiro a 4 de março, no Shopping Piracicaba (ao lado da Praça de Eventos Norte, no Piso L1). A apresentação de itens históricos, que remetem aos 110 anos do XV de Piracicaba, completados em 15 de novembro de 2023. Os visitantes poderão conferir fotos, camisas, bola, medalhas, luvas, entre outras peças do clube, do Memorial Quinzista e do Acervo Quinzista.
Campeonato Paulista sub-15 e sub-17:
A Federação Paulista de Futebol, divulgou os grupos e regulamentos do Campeonato Paulista das categorias Sub-15 e Sub-17.
O torneio vai reunir 84 clubes participantes divididos, na primeira fase, em 14 grupos regionalizados com seis times em cada. As equipes se enfrentando em turno e returno dentro da chave, avançando os dois mais bem classificados, mais os quatro melhores terceiros colocados.
Na segunda fase, serão seis datas com as 32 equipes classificadas divididas em oito grupos de quatro times que, se enfrentam novamente dentro da chave, avançando os dois mais bem colocados.
A terceira fase terá mais seis datas com as 16 equipes divididas em quatro grupos de quatro times que, novamente se enfrentam dentro da chave em turno e returno, classificando os dois melhores.
O XV de Piracicaba está no Grupo 5, ao lado de Internacional de Limeira, Noroeste, XV de Jaú, Independente e Rio Claro.
Pesar: Faleceu em Piracicaba, aos 80 anos de idade, do senhor Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes, ocorrido no dia, 24 de fevereiro, em nosso município. Capitão Gomes, que fez parte do Conselho Deliberativo do Nhô Quim, exerceu cinco mandatos como vereador de Piracicaba.
Empréstimo:
O XV de Piracicaba acertou o empréstimo de mais uma de suas crias: o goleiro Pedro Augusto, 17 anos, do Sub-20, que vinha treinando entre os profissionais, seguiu para o Red Bull Bragantino. O contrato é válido por um ano, com preço estipulado para opção de compra, ao seu final, de parte dos direitos econômicos do atleta. Na negociação, ficou definido, ainda, que o Nhô Quim receberá um valor inicial.
Março
A equipe DNA XV Sub-17 venceu o Guaçuano por 2 a 0, no CT (Centro de Treinamento) XV-Raízen, em Saltinho, e garantiu sua classificação para as semifinais da Field Cup. Os gols foram marcados no segundo tempo, pelo volante Valverde e pelo atacante Medeiros. O Nhô Quim terá o Brasilis como seu concorrente por uma vaga na grande decisão. A partida deve ser realizada na próxima quarta-feira, com horário ainda a ser confirmado, em Águas de Lindoia.
Abril:
A equipe DNA XV Sub-20 está nas semifinais da Paulista Cup. A equipe empatou em 3 a 3 com o El Shaday, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, e venceu por 4 a 3 na disputa de pênaltis, garantindo vaga entre os quatro melhores da competição.
O XV de Piracicaba anunciou a saída do técnico Paulo Roberto Santos do comando da equipe, juntamente com sua comissão técnica, o auxiliar Hebert Barreto, o preparador físico Guilherme Melhado e o preparador de goleiros Rubens Lima, Rubão.
O treinador que assumiu ainda na temporada de 2023, no Campeonato Brasileiro da Série D, chegou com o alvinegro nas semifinais da Copa Paulista e seguiu no Campeonato Paulista Série A2, no qual acabou sendo eliminado nas quartas de final para a Portuguesa Santista, com uma derrota por 3 a 2 em Santos e um empate de 1 a 1, em Piracicaba.
No comando do XV de Piracicaba foram 34 jogos, sendo 15 vitórias, 11 empates e 8 derrotas, um aproveitamento de 54,90%.
Novo técnico sub-17: O elenco DNA XV Sub-17 tem um novo treinador. Ex-jogador da base do clube e com vasta experiência no futebol, inclusive internacional, Matheus Hansen assume a função. Matheus Bianchim Hansen, 45 anos, nasceu em Ribeirão Preto e chegou muito jovem em Rio das Pedras. Atleta profissional de 1998 a 2013 jogou por diversos times brasileiros, como União Barbarense, Mogi Mirim, São José/SP, Brasil de Pelotas, Cabofriense, São Bernardo FC, Atlético Sorocaba, Rio Claro, SEV Hortolândia, Penapolense e Juventus/SP. O ex-zagueiro tem em seu currículo, também, atuações pelo Pogon Szczecin da Polônia e pelo Metalurh Zaporizhya da Ucrânia.
Ainda enquanto jogador, se formou em educação física pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e possui, literalmente, o DNA XV, já que seu pai, o então meio-campista Carlos Hansen, foi formado na base quinzista, tendo defendido as cores do Nhô Quim entre 1970 e 1973.
Novo Técnico sub-20: Leandro Silva, é o novo técnico do sub-20 do XV de Piracicaba, no qual está desde dezembro de 2019 no alvinegro, nesse período auxiliar técnico no sub-20, e depois da pandemia 2022 assumiu a equipe sub-17, no qual oi vice-campeão da Field Cup neste ano. Pelo sub-17 foram 19 jogos, sendo seis vitórias, quatro empates e nove derrotas.
Natural de Osasco, começou sua carreira de treinador em 2010, na Escola de Futebol Planeta Boleiros, ficando por lá até 2012. Depois, em 2013, passou a treinar Seleção Piracicabana sub-23 da Federação Paulista de Futebol. Mas, nesse mesmo ano, assumiu a equipe feminina do XV de Piracicaba, permanecendo no comando até 2017.
Em 2018, o treinador passou pelo 3B da Amazônia e Vitória de Santo Antão, ambas equipes femininas. No ano de 2019, retornou ao XV de Piracicaba para assumir a equipe do Futebol feminino, até chegar ao time masculino sub-17 do Clube em 2020/2021, sendo que neste período não houve atividade devido à pandemia de coronavírus.
Leandro tem as Licenças A, B e C da CBF Academy; Licença Nacional e Licença Internacional da Sitrefesp – Treinadores de Futebol Brasil; Metodologia de Treinamento das Categorias de Base da La Liga; Supervisor de Futebol da FPF Academy; Análise de Desempenho pela Ciência do Esporte; Iniciação e Futebol de Base e Análise de Desempenho pelo Futebol Interativo.
Novo técnico Profissional: Em entrevista coletiva a imprensa, no qual participaram o Gestor de Futebol Douglas Pimenta e o diretor da base, Ivan Oriani, o XV de Piracicaba anunciou o novo técnico para a Copa Paulista, trata-se de Leandro Samarone.
Natural de Ribeira, Leandro Samarone, nasceu em 26 de junho de 1971.
Iniciou sua carreira no Nhô Quim em 1988, permanecendo até 1992. Teve passagem por clubes brasileiros como: Ponte Preta, Bragantino-SP, Novorizontino-SP, Ituano-SP, CRB-AL e Vila Nova-GO.
Fora do país, Samarone também teve carreira consolidada como jogador. Atuou na Rússia entre 1996 até 2004, quando pendurou as chuteiras. Por lá, passou nos times CSKA Moskva, Torpedo, Spartak Moskva, Arsenal Tula, Kryla Sovetov, Rubin Kazan e Terekgrozny.
Como treinador, começou em 2005 no União Agrícola Barbarense-SP, de assistente técnico. No ano de 2010, foi tradutor pessoal do técnico Zico no Bunyodkor Futbol Klubi na Rússia. Em 2015, foi assistente técnico e coordenador de futebol sub-20 do Patrocinense-MG.
Pecege apoia arte no Barão com Erasmo Spadotto: Com mais de 30 anos de experiência em arte gráfica, o designer Erasmo Spadotto desenvolveu com desenho livre, em apenas três dias, uma verdadeira obra de arte nas paredes internas do auditório do Estádio Barão de Serra Negra do XV da Piracicaba, com apoio do Pecege. A pintura artística alvinegra deverá ser aberta ao público em breve.
A obra intitulada Retratos de Piracicaba, engloba a Cidade e suas peculiaridades, como a pamonha, o pescador, a Rua do Porto, o Engenho Central, a Catedral, o Estádio Barão de Serra Negra, os ávidos torcedores do XV de Piracicaba e, principalmente, o folclore caipira e seus ricos detalhes históricos.
Maio:
Jogo-treino: Em fase de preparação para a Copa Paulista Sicredi 2024, o XV de Piracicaba realizou, um jogo-treino com, o Athletico.
A convite do clube paranaense, que arcou com todos os custos, o elenco quinzista atuou na Ligga Arena, em Curitiba. A comissão técnica dirigida por Leandro Samarone aproveitou para dar rodagem a praticamente todos os atletas à sua disposição, incluindo muitos das categorias de formação.
O encontro, realizado em um tempo de 50 minutos e outro de 55 minutos, terminou em 6 a 1 para os donos da casa, com o gol do Alvinegro Piracicabano sendo anotado por Luiz Gustavo. Os tentos do Athletico foram do atacante Pablo, do meio-campista Bruno Zapelli (duas vezes), do atacante Canobbio, do lateral-direito Madson e do zagueiro Arhur Dias. A pedido do time paranaense, todas as informações sobre o jogo só foram permitidas serem divulgadas após o término da atividade.
Renuncia: Mais um capítulo na história recente do XV de Piracicaba foi marcado.
Na primeira parte os Conselheiros do alvinegro se reuniram na Sala Bauma de Imprensa, anexa ao Barão da Serra Negra, para aprovação da última ata da reunião que foi realizada no dia 16 de abril.
Após isso, todos se dirigiram ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, foi feita uma apresentação do relatório da Comissão de Ética do Conselho, depois foi feito a leitura por Victor Mandi da defesa do Luis Guilherme Schnor, o presidente do Conselho de ética, Ocimar José Cella teve a oportunidade de estar explicando os motivos no qual levou ao relatório, bem como o Luis Guilherme também teve a sua oportunidade de fazer a sua sustentação oral, foi quanto ao mesmo solicitou a sua renúncia de Presidente do XV de Piracicaba, ao invés de apresentar toda a sua defesa. Isso foi acolhido pela mesa diretora do Conselho composto por Marcelo Maroun, Luciano Bonassi, Victor Mandi e Felipe Gema, que passou para os que estiveram presente no Ginásio Municipal os 64 sócios aptos a votarem, onde foi aprovada por 63 votos sim, contra 1 não. Luis Guilherme Schnor permanece como Conselheiro vitalício.
Assume a presidência do XV de Piracicaba, Rodolfo Geraldi, que era o vice, até o fim do mandato em outubro deste ano no qual teremos novamente eleições no clube para Conselho Deliberativo e diretoria executiva.
Pesar: No dia 15 de maio de 2024, faleceu na cidade de Rio Claro, Manoel Antônio Bortolotti, mais conhecido como Mané Bortolotti, ex-treinador de basquete do XV de Piracicaba e técnico de futebol do alvinegro.
Mané foi um nome importante para o esporte da região, especialmente o basquete. Como jogador, foi vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior de 1949, por Rio Claro, campeão estadual por São Calor, além de conquistar o Torneio do Obelisco por Piracicaba nos anos de 1953 e 1956. Pelo XV de Piracicaba, foi vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior em 1954 e campeão em 1955. Também pelo XV, foi campeão estadual de basquete nos anos de 1957 e 1960 e vice-campeão em 1955, 1958 e 1959.
Junho:
Campeonato Paulista Categorias de Base: Depois de 5 anos o XV de Piracicaba classifica as três categorias para a segunda fase do Campeonato Paulista, sub-15, sub-17 e sub-20.
Renovação: O XV de Piracicaba renovou o compromisso com um de seus parceiros mais longevos: a Uniodonto Piracicaba, que está com o clube há 21 anos. O novo vínculo, válido por uma temporada, foi firmado, em entrevista coletiva realizada na Sala Bauma de Imprensa. O presidente quinzista Rodolfo Geraldi, o diretor de futebol e financeiro do Nhô Quim, Arnaldo Bortoletto, e o presidente da cooperativa de planos odontológicos, Dr. Cláudio Zambello, estiveram presentes.
Ônibus: O veículo, colocado à disposição do Nhô Quim, é de propriedade de sua parceira, a Pavinc Pavimentação.
O ônibus será utilizado para o deslocamento de atletas e comissões técnicas do profissional e das categorias de formação, tanto para treinos quanto para jogos, mediante alinhamento prévio com a empresa. O ônibus, predominantemente na cor preta, conta em suas laterais com a descrição “E.C. XV de Novembro de Piracicaba”, a figura do mascote Nhô Quim e o logo da Pavinc.
Pesar: Faleceu, em 20 de junho aos 67 anos na cidade de Piracicaba, o empresário Aldano Benetton Filho.
No ano de 2018/2020, Aldano Benetton Filho, fez parte da diretoria do XV de Piracicaba, foi diretor Social. E também era proprietário da Agencia de Turismo Monte Alegre.
Pesar: Faleceu o ex-treinador do XV de Piracicaba, Olegário Tolói de Oliveira, mais conhecido como Dudu. Comandou o alvinegro Piracicabano em 1991, no Campeonato Paulista. O seu falecimento ocorreu em 28 de junho de 2024.
Julho:
Jogos Regionais: A equipe DNA XV Sub-20, que participou do torneio a convite da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), obteve a medalha de prata na 66ª edição dos Jogos Regionais, sediada em Botucatu.
O Nhô Quim, garantiu presença no 86° Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, fez a final da competição diante de Jaú (representada pelo XV de Jaú), no Complexo Esportivo Heróis do Araguaia. Após empate em 0 a 0 ao término do tempo regulamentar, a decisão foi para as cobranças de pênaltis, e Jaú venceu por 3 a 1.
DNA XV – Contratos Profissionais: O XV de Piracicaba prorrogou os vínculos de atletas oriundos de suas categorias de formação, que estão inscritos na competição. São os casos do lateral-esquerdo Gabriel Augusto, do zagueiro Luís Acevedo, do volante Iago, do meio-campista Serginho e do atacante Eric. Além disso, o meio-campista Davi Moraes e os atacantes Gabriel Venite e Haruna assinaram seus primeiros contratos profissionais, assim como o meio-campista Bruninho Dias.
Avaliações sub-15 e sub-17: O departamento das categorias de formação do XV de Piracicaba realizou neste mês de julho, nos dias 10, 11 e 12, avaliações para as suas categorias Sub-15 e Sub-17. As atividades aconteceram no CT (Centro de Treinamento) XV-Raízen, em Saltinho, com nascidos nos anos de 2008, 2009 e 2010.
Pesar: Faleceu o torcedor quinzista, aos 51 anos, Pablo Ricardo Siqueira, no qual era integrante da torcida Super Raça e associado do clube.
Pesar: Faleceu, aos 44 anos Higor Antônio de Moraes, torcedor do clube e integrante da torcida Esquadrão.
Hassan:
Flamengo negociou com o XV de Piracicaba a saída do atacante nigeriano Haruna Hassan, do sub-20, para o Al Bataeh dos Emirados Árabes.
Agosto:
Muito além do futebol, no jogo do XV de Piracicaba, diante do Taquaritinga, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, pela oitava rodada da Copa Paulista Sicredi, envolveu outras diversas questões. Com o intuito de chamar a atenção para a inclusão, e promovê-la, o clube firmou uma parceria com o Espaço Integrar e o Pernas Caipiras, que resultou em ações antes e durante a partida, e no intervalo do primeiro para o segundo tempo.
As bandeirinhas de escanteio contaram com o quebra-cabeça, que é o símbolo mais conhecido do autismo, representando a complexidade e a diversidade do TEA (Transtorno do Espectro Autista). A imagem também esteve presente na faixa de capitão utilizada pelo zagueiro do Nhô Quim, Gilberto Alemão, que, assim como seus companheiros, entrou em campo acompanhado com crianças e adolescentes com TEA, e carregando uma faixa com a frase: “Nossa bandeira é a inclusão”.
Sub-15 e sub-17
As equipes DNA XV sub-15 e sub-17 encerram suas participações no Campeonato Paulista. A equipe comandada por Marlon Ferreira empatou em 1 a 1 com o São José, no Estádio Municipal Martins Pereira, na casa do adversário. Já o time comandado por Matheus Hansen, perdeu por 2 a 1, para o Corinthians, em duelo realizado no Estádio Municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva, em Santana de Parnaíba.
Sub-20
A equipe DNA XV Sub-20 também realizou, seu último jogo pelo Campeonato Paulista 2024. O Nhô Quim, que não tinha mais chances de classificação, sofreu um revés para o Botafogo, no Estádio Santa Cruz/Arena NicNet, em Ribeirão Preto, pelo placar de 8 a 0. Time é comandado por Leandro Silva.
Pesar: Faleceu a jornalista Patrícia Sant´ana, era sócia e fazia parte do Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba
Setembro
XV de Piracicaba se despediu da Copa Paulista, no dia 14 de setembro, ao ser derrotado pela Portuguesa, pelo placar de 2 a 1.
Campanha do Nhô Quim na Copa Paulista:
12 Jogos
05 Vitórias
03 Derrotas
04 Empates
GP 14
GC 10
Pesar: Faleceu na cidade de Piracicaba, no dia 27 de setembro de 2024 o ex-jogador Tico Rensi ou José Rensi, aos 91 anos. Nos tempos de jogador foi zagueiro e pendurou as chuteiras, no auge de sua carreira para ser dentista.
Começou a jogar bola no Colégio Piracicabano, onde estudava.
Passou a integrar ao elenco do XV de Piracicaba a convite do centro avante do alvinegro, Áureo, quando o clube ainda era amador, isso foi em 46/47. Foi titular no Nhô Quim nos anos de 1955, 1956 e 1957.
Seu contrato com o alvinegro só foi firmado em 1951, aos 18 anos, quando Wilson Maluf era presidente do time. Depois foi emprestado ao Clube Atlético Piracicabano quando seu presidente, Humberto D'Abronzo, queria montar outro time na cidade que jogasse na divisão principal do Paulista.
Em 1957, já formado dentista, abandou as chuteiras. Seu apelido veio da mãe que por ser o caçula da família, falava : "lá vem o petitico ... tico".
Auditório do XV de Piracicaba recebe o nome do Fundador do Pecege
O Auditório do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba recebeu o nome de ‘Prof. Dr. Pedro Valentim Marques’ – Fundador do Instituto Pecege. A nomeação ocorreu, no dia 26 de setembro, em reconhecimento à todas as melhorias e revitalizações que foram realizadas no espaço para o desfrute da torcida alvinegra piracicabana.
A data escolhida, para a nomeação do auditório, comemorou os 23 anos de existência da Associação Amigos do XV de Piracicaba. Na ocasião, também houve a inauguração da Galeria dos ex-Presidentes da AAXV.
Visita das Crianças do CCINTER
Na tarde do dia 30 de setembro o XV de Piracicaba recebeu a visita das crianças do CCINTER. Elas conheceram um pouco da história do Alvinegro Piracicabano e as instalações do Barão da Serra Negra.
Outubro:
“Marque Esse Gol”
A edição de 2024 da campanha “Marque Esse Gol”, referente ao Outubro Rosa, que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, passou por Piracicaba no dia, 9, e contou com grande adesão.
Mais de 100 mulheres realizaram gratuitamente o exame de mamografia, mediante cadastro prévio e processo de triagem, em uma carreta equipada e com profissionais especializados, instalada em um dos bolsões do Barão da Serra Negra.
Barão da Serra Negra ficará fechado para recuperação do gramado
O Estádio Municipal Barão da Serra Negra ficará fechado para manutenção do seu gramado por um período entre 35 a 40 dias a desde o dia 21/10. De acordo com a diretoria do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, que tem a concessão de uso do estádio, não será possível utilizar o gramado do estádio para atividades esportivas, treinamentos e shows.
ILUMINAÇÃO - No início deste mês o Estádio Municipal Barão da Serra Negra ganhou 80 novos refletores de LED com capacidade de 750 W cada.
Os novos refletores, produzidos especialmente para iluminação de estádios de futebol, proporcionam menor manutenção, eficiência energética e economia de mais de 50%.
Instituto Autismo – Visita Barão
Na tarde do dia 11 de outubro o XV de Piracicaba recebeu a visita das crianças do Instituto Autismo. Elas conheceram um pouco da história do Alvinegro Piracicabano e as instalações do Barão da Serra Negra.
Eleições no Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba
No dia, 19 de outubro, foi realizado no Estádio Municipal Barão da Serra Negra as eleições para o Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba, no qual 96 sócios dos 318 aptos a votarem compareceram, e elegeram os 15 efetivos. Desses que estiveram votando, tivemos apenas um nulo que acabou votando em 17 candidatos, anulando assim o seu voto.
Após a conclusão da eleição e a apuração dos votos, feito pelo Colégio PoliBrasil, ficou definido os Conselheiros eleitos:
1 – José Rubens Françoso 69 votos
2 – Paulo Henrique Totti 68 votos
3 – José Carlos Salvian 67 votos
4 – Luciano Bonassi 66 votos
5 – Monique Camargo Torquetti 65 votos
6 – Vladmir Aparecido Benatti Pelaes 65 votos
7 – Isaias Germano Junior 62 votos
8 – José Coral 62 votos
9 – Edilson Rondini 62 votos
10 – Guilherme Schmidt Pacheco 58 votos
11 – Irineu Pereira Esteves 57 votos
12 – Antonio Miguel Godinho Blumer 54 votos
13 – José Natal Barella 54 votos
14 – Augusto Assis Cruz Neto 50 votos
15 – Wilson Januário 48 votos
Suplentes:
16 - Adalberto Jacquier de Souza 37 votos
17 – Emília da Rocha Lima 36 votos
18 – Maurício Neves de Senna 27 votos
19 – Bruno Zarruk Bombo 26 votos
20 – Jurandyr Nascimento Filho 23 votos
21 – Eduardo Gutierrez Teixeira Mendes 23 votos
22 – Nicolas Braga Casarin 20 pontos
23 – Wilson João da Trindade 20 votos
24 – Mário José Brunelli 20 votos
25 – Marcia Cristina Bombo 14 votos
26 – Eraldo Stênico 14 votos
Depois tivemos a votação para presidente e vice do Conselho Deliberativo, no qual por 27 votos a favor foi eleito para a reeleição Marcelo Magro Maroun e Luciano Bonassi, além de Leandro Vitti e Vladmir Pelaes que irão fazer parte da mesa do Conselho como 1º e 2º secretários.
Os Conselheiros Felipe Gema, Ocimar Cella, Sylvino Torrezan e Carlinhos Fernandes se tornaram vitalícios.
Matheus Bonassi eleito novo presidente do XV de Piracicaba
Em Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do XV de Piracicaba, realizada na terça-feira, 29 de outubro, no Anfiteatro Pecege, Matheus Bonassi Semmler, como presidente, e Guilherme Supriano, como vice-presidente, foram eleitos para dirigirem a diretoria executiva do clube no próximo biênio. A dupla formou a chapa “Glorioso Esquadrão”, que concorreu com a “Trindade Renovação XVzão”, composta por Wilson João da Trindade (presidente) e Márcia Cristina Bombo (vice-presidente).
Tiveram direito a voto, seguindo o Estatuto do Alvinegro Piracicabano, os conselheiros vitalícios e efetivos. Foram 39 votos a favor da “Glorioso Esquadrão”, dois a favor da “Trindade Renovação XVzão” e um nulo. Encerrado o pleito, Bonassi e Supriano foram empossados logo em seguida, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, e assumiram os seus postos. O ex-presidente Rodolfo Geraldi optou por não concorrer à reeleição, e segue como conselheiro vitalício do XV de Piracicaba.
Novembro:
Pesar: Faleceu no dia, 4 de novembro o ex-goleiro do XV de Piracicaba, Hélio Sacconi.
Jogou no XV de Piracicaba entre 1961 e 1968. No alvinegro esteve no elenco que conseguiu a volta do clube à 1ª Divisão em 1967, depois do triangular com Bragantino e o Paulista de Jundiaí
Sua trajetória no XV de Piracicaba foi aos 16 anos, na época, era juvenil, mas foi chamado pelo técnico Remo para ser suplente no jogo que o Nhô Quim enfrentava o Santos de Pelé e Coutinho.
Fez sua estreia de titular no alvinegro no jogo contra o Taubaté no antigo estádio Roberto Gomes Pedrosa.
XV de Piracicaba 111 anos
Em parceria com a Cevada Pura, o XV de Piracicaba realiza, neste dia 15 de novembro, a partir das 16h00, um evento em comemoração ao aniversário de 111 anos do clube.
Estão programados o lançamento da camisa 111 anos, música ao vivo, food trucks e chopp, e a venda de produtos oficiais do Alvinegro Piracicabano.
Novo Técnico:
O XV de Piracicaba tem um novo técnico para o Campeonato Paulista Série A2. Trata-se de Moises Egert.
Natural de São Borja-RS, Moisés Egert, 47 anos tem história no comando do alvinegro. A primeira passagem de Moisés pelo XV foi marcada por acessos. Em 2010, ele deixou a função de auxiliar para assumir o time na quinta rodada da Série A3 e subir para a A2. Depois, na temporada seguinte, levou o Nhô Quim estadual com o título da Série A2.
Já a segunda passagem foi na temporada de 2020/2021. Moises Egert já comandou times como: Rio Branco, União Barbarense, Ferroviária, São José, Sertãozinho, Velo Clube, Crac-GO, Monte Azul, Linense, Mirassol, Grêmio Novorizontino, Marcílio Dias-SC, Barra-SC, Portuguesa Santista, Primavera, Botafogo-PB, e recentemente o Noroeste no qual conquistou o acesso a primeira divisão.
Em seu currículo, tem o título da Série A2 do Campeonato Paulista, pelo XV de Piracicaba na temporada 2011, duas Copa Paulista, por Noroeste e Linense e um título do Campeonato Catarinense Divisão Especial pelo Barra.
Pelo XV de Piracicaba, Moises Egert tem 127 jogos, um aproveitamento de 57,22%.
Novo Gestor de Futebol:
Ademir Bertoglio, 51 anos, é o novo gerente de futebol do clube. Natural de Chapecó/SC, Bertoglio foi zagueiro, oriundo da Chapecoense, sendo o Caxias/RS o clube em que mais atuou, por 10 anos.
No estado de São Paulo, o então jogador defendeu o Botafogo e a Francana. Encerrada sua trajetória dentro dos gramados, Bertoglio iniciou a sua transição para funções fora das quatro linhas, como a de coordenador de base.
Lançamento de Livro: Destemido e Valente
O fotógrafo, radialista e conselheiro do XV de Piracicaba, Vitor Prates, idealizador da Rádio Piracicaba (www.radiopiracicaba.com.br) há 3 anos, e que atua nos meios de comunicação em Piracicaba há mais de 10 anos, vai lançar neste mês de novembro seu primeiro livro com o título “Destemido e Valente – 1913-2023”.
O livro vem sendo desenvolvido por Prates há cerca de três anos, trazendo a história dos 110 anos do E.C. XV de Novembro de Piracicaba desde sua fundação em 15 de novembro de 1913, até o ano de 2023. São 252 páginas contendo fotos, curiosidades, estatísticas e uma linha do tempo com fatos marcantes do clube nesse período.
O lançamento está marcado para o dia 18 de novembro (segunda-feira), às 19h30, na Acipi - Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Rua Prudente de Moraes, 463, Centro) para amigos e convidados.
Corrida do Alvinegro completa dez edições com recorde de inscritos
Criada em homenagem ao XV de Piracicaba, no ano do centenário da instituição, em 2013, a Corrida do Alvinegro chegou, no último domingo, 10, à marca de dez edições realizadas, e com recorde de 5.000 inscritos.
Os participantes partiram da Avenida Independência (sendo a única com autorização para utilizar esse trecho do município), nos arredores do Barão da Serra Negra, para os percursos de 5, 10 e 15 km. Devido às constantes chuvas ao longo da última semana, por questão de segurança, a chegada também aconteceu na parte externa do estádio, com o pós-prova e a dispersão mantidos na parte interna.