Por Evandro Pelligrinotti - XV de Piracicaba
Foto Crédito - Mariana Kasten - XV de Piracicaba
Radialista, fotógrafo e conselheiro do XV de Piracicaba, Vitor Prates lançou na noite da última segunda-feira, 18, na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), o livro “Destemido e Valente – 1913-2013″, que traz relatos da história de 110 anos do Alvinegro Piracicabano. Curiosidades, fotos, estatísticas, informações sobre ex-jogadores e uma linha do tempo com fatos marcantes ocorridos durante o período citado no título são alguns dos elementos da obra.
O autor conta que há muitos anos tinha esse desejo guardado de lançar um livro sobre o clube, com diversos dados que foi acumulando na jornada de quase 20 anos atuando nos meios de comunicação da cidade, inclusive na Rádio Piracicaba, a qual fundou em 2021. “Está sendo uma experiência única, um sonho. Foram muitos anos de pesquisa, principalmente durante a pandemia, quando me debrucei sobre o projeto, que foi ganhando forma até chegar ao resultado”, externou.
“Recebi muito apoio da minha família e consegui a confiança de empresas que apostaram nesse resultado junto comigo e patrocinaram toda a produção”, relatou Prates. O livro, que levou cerca de três anos para ser produzido, contém 252 páginas e foi lançado com o selo da Editora Sônia Piacentini Ltda, sendo comercializado pelo preço de R$80,00. A arte da capa foi feita pelo chargista oficial do Nhô Quim: Luís Marangoni. O material pode ser encontrado na XV Mania, unidade Barão da Serra Negra (Rua Silva Jardim, 849, Bairro Alto, Whatsapp 19 99385-3002).
Sobre o autor
Vitor Prates nasceu em 16 de abril de 1984, em Piracicaba. Formou-se em Comunicação Social Rádio e TV pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), em 2005. Trabalhou na Rádio Difusora de Piracicaba, e atualmente faz parte da equipe de esportes da Rádio Educadora AM Piracicaba, além de atuar como voluntário na Rádio Educativa FM Piracicaba, diariamente, com notícias de esportes. Prates também é fotógrafo, e gosta de registrar as paisagens de Piracicaba (tendo vários de seus trabalhos selecionados em concursos e murais da cidade) e eventos esportivos.