Liberdade e evolução.

 

     Bom dia, caro leitor! Paz e Bem a todos!

     Gostaria de refletir um pouco sobre liberdade. Liberdade e evolução.

     É impressionante como nos esquecemos que tudo o que pensamos, sentimos e fazemos traz consequências. Todos temos o direito de pensar e agir como bem entendermos. A isto se dá o nome de liberdade.

     Porém, imaginar que liberdade prescinde de responsabilidade é ter uma visão muito rasa de como a Vida funciona. Nada é isento de consequências, absolutamente nada! E as consequências são correspondentes ao tipo de ação que as gerou: se são ações positivas, consequências positivas, se são negativas, consequências negativas. O complicado é quando não percebemos que nossos atos podem ter como consequências, problemas. Por isso ser livre é também saber avaliar onde nos levarão nossas ações.

     Ninguém gosta de desistir de satisfazer seus desejos como bem entender, porém, a liberdade também é uma condição humana que nos leva a experimentarmos diferentes situações de aprendizado, frutos do que nossas atitudes acarretam. É através das consequências dos nossos atos que vamos entendendo o que é certo e o que é errado, o que nos causa dor e o que nos traz prazer, o que nos amplia possibilidades e o que nos tira possibilidades e assim por diante!

     Portanto, sermos livres nos ajuda a evoluir! E evoluir tem a ver com ampliar e aprofundar a forma de vermos as coisas, de nos permitirmos considerar diferentes formas de entender um mesmo fato e de que verdades absolutas não existem.

     É a liberdade que nos ajuda a aprendermos através das nossas escolhas. Mas não há liberdade sem consideração pelo outro. É na relação de troca de opiniões, conceitos, experiências com os demais que aprendemos novas visões sobre as coisas, ampliamos nosso repertório de Vida e, com isto, desenvolvemos a melhor versão de nós mesmos!

     Sem liberdade, aprender, crescer, evoluir não é possível!

     Paz e Bem àqueles que sabem agir sem que o sofrimento precise ensinar-lhes os limites de sua própria liberdade!

 

          

 

Bia Mattos

Psicóloga CRP 06/29269


Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos

Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.

Deixe seu Comentário