As mulheres do Júri de Premiação do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba reuniram-se no último fim de semana, 13 e 14/07, no Hotel New Life, para definir as obras que vão compor a mostra oficial do evento deste ano, que abrirá ao público no dia 31/08, no Armazém 14, do Parque do Engenho Central. Eles escolheram 453 trabalhos, produzidos por 229 artistas, de 23 países. São 135 trabalhos a mais se comparado aos 318 da histórica 50º edição, em 2023.
A lista com o nome de todos os selecionados, por categoria, estará a partir de semana que vem disponível no Diário Oficial do Município (diariooficial.piracicaba.sp.
O 51º Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).
Bruna Caritá, Andreza Delgado, Lorena Kaz, Monalisa Martins, Valquiria Vlad, Fani Loss e Paloma Alexandrino (Palomita), que formam o júri de seleção deste ano, analisaram 2.897 trabalhos, de 549 artistas oriundos 50 países, nas categorias cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temática (Mulher) e escultura.
As obras foram selecionadas ao longo de dois dias intensos em debates, defesas de entendimentos e a busca pelos melhores trabalhos para o 1º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
São trabalhos de humor oriundos de países como Arábia Saudita, Argentina, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Sérvia, Turquia, Ucrânia e Uruguai. Os temas mais recorrentes são inteligência artificial, meio ambiente, mulher, justiça, cotidiano, robôs, morte, política, tempo, isolamento e multidão.
“Foi uma experiência incrível organizar o primeiro júri totalmente feminino do Salão Internacional de Humor de Piracicaba nesta 51ª edição. Além de ser um feito histórico, ter a chance de montar um Salão com um olhar totalmente feminino pela primeira vez em 50 anos nos traz novos ares, ideias, pensamentos, exaltando e valorizando a mulher. Foram dois dias de muita reflexão, riso e trabalho árduo! Afinal, humor é coisa séria”, destaca o diretor do Cedhu, Junior Kadeshi.
Andreza Delgado é diretora criativa, curadora e especialista em cultura Nerd e Gamer, co-criadora da PerifaCon, primeira convenção nerd das favelas, disse que a experiência do júri de seleção do Salão de Humor foi ótima. “Conhecemos artistas do mundo todo e é legal ver como a arte tem o poder universal de fazer rir e também de promover reflexões. Gostei bastante da arte mais ácida, com críticas políticas, mas também adoro o humor ‘vivo online cronicamente’, trazendo debates da inteligência artificial, jogo do tigrinho, entre outros”.
Piracicabana, Paloma Alexandrino (Palomita), comunicadora, humorista e criadora de conteúdo, conta que visita o Salão de Humor desde pequena e adorou participar pela primeira vez como jurada. Ela gostou especialmente das obras com críticas sociais. “Alguns temas são polêmicos, um humor ácido, mas são necessárias”.
Lorena Kaz, que é escritora, ilustradora e quadrinista, sobrinha dos cartunistas Ziraldo, Zélio Alves Pinto, se divertiu durante o processo de seleção. “Não dava vontade perder nenhum segundo da seleção. O nível estava alto, com ideias originais”.
SERVIÇO – 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Inauguração dia 31/08, às 19, no Parque do Engenho Central. Para mais informações, os telefones são (19) 3403-2620, (19) 3403-2623 ou pelo site salaodehumor.piracicaba.sp.