A Santa Casa de Piracicaba esteve em visita ao SAMU- Serviço Móvel de Urgência de Piracicaba, na manhã do último dia 11, para homenagear a organização pelos 20 anos de atuação na cidade, por meio de placa entregue pelo provedor Alexandre Valvano Neto, pela administradora hospitalar Vanda Petean e pela gestora de enfermagem, Denise Laustenchleger.
“Desde a sua criação, o SAMU tem agido com seriedade e competência nos atendimentos primários pré- hospitalares, tornando-se um grande parceiro da Santa Casa de Piracicaba para maior segurança e assistência à saúde dos piracicabanos e pacientes de toda a região. Parabéns pela dinâmica assistencial com que tem se dedicado às nossas comunidades. Que a nossa parceria seja cada vez mais engajada tecnicamente, com benefícios diretos à nossa população”, justificou o provedor.
A homenagem foi recebida pela médica Flávia de Sá Molina- superintendente de urgência e emergência do município e coordenadora geral do SAMU; e pelo médico do NEU-  Núcleo de Educação em Urgências, Rafael Ferreira.
“Que maravilhoso o gesto da Santa Casa em reconhecer e homenagear o trabalho do SAMU nesses 20. Em nome de toda a equipe, expressamos nossa sincera gratidão pela honra e apoio oferecidos, pois a parceria entre nossas instituições tem sido fundamental para o atendimento de qualidade à população, e é com muita alegria que recebemos esse reconhecimento. Estamos comprometidos em continuar trabalhando juntos em prol da saúde e bem-estar de todos”, disse Flávia de Sá.
Ela lembra que o SAMU foi fruto do acordo bilateral firmado entre Brasil e França por solicitação do governo federal, em 2003, e oficializado pelo Ministério da Saúde em 2004 como um dos 14 primeiros serviços credenciados no país. Hoje, a equipe é composta por 30 técnicos de enfermagem, 9 enfermeiros, 30 condutores, 15 médicos, 6 radio-operadores e 12 técnicos de auxílio à regulação médica, além da equipe de apoio administrativo. “Atendemos, em média, 3.000 pessoas/mês em Piracicaba, o que exige preparo técnico e emocional para que um atendimento de qualidade, que realmente dê ao paciente grave uma segunda chance de vida”, disse.
“Nossa principal missão é realizar o primeiro atendimento ao paciente grave, para que ele tenha oportunidade de chegar até o hospital ou à UPA- Unidade de Pronto Atendimento para receber os cuidados específicos necessários”, afirmou a coordenadora.
Foto- A homenagem da Santa Casa foi recebida pela médica Flávia de Sá Molina