Era 1854 e a cidade de Piracicaba, conhecida então como Vila Nova da Constituição, sofria com surtos endêmicos que condenavam a população, levando o comerciante português José Pinto de Almeida fundar a Santa Casa de Piracicaba, com apoio da sociedade e organizações constituídas.
 
Passados 170 aos, a Santa Casa se configura, hoje, como a instituição mais antiga da cidade. “E uma das mais conceituadas e respeitadas também”, complementou o provedor Alexandre Valvano Neto, anfitrião do encontro que reuniu na manhã desta sexta-feira, 05, diretores, administradores, gestores, Pastoral da Saúde, plano Santa Casa Saúde Piracicaba e médicos coordenadores para lançamento do Selo dos 170 Anos e apresentação das ações que comporão a programação alusiva à data.
 
Na programação, além do lançamento do Selo, constam exposição de fotos antigas, visita às autoridades municipais, entrevistas às emissoras de rádio, recebimento do Prêmio Top Of Mind pela 21ª vez consecutiva, solenidade comemorativa dos 30 anos da UTI Neonatal e 15 anos da UTI Pediátrica, depoimentos de médicos e funcionários para relatos sobre a Santa Casa, inauguração da nova Sala de Anestesia com galeria de quadro dos ex-chefes do Departamento, Concerto da Primavera na área externa em frente à entrada principal da Santa Casa, Encontro de Doadores e Receptores de Órgãos, inauguração de galeria dos ex-chefes do Setor de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilo Facial, recebimento de Moção de Aplausos da Câmara por iniciativa do vereador Acácio Godoy, jantar em homenagem aos funcionários com mais de 20 anos de casa e, como encerramento, cerimônia especial com missa no salão de convenções, destaque aos principais momentos do ano, agradecimento aos envolvidos e homenagem especial aos principais parceiros.
 
Para o provedor, abrir as comemorações foi um momento ímpar na história da Instituição, que completa 170 anos de fundação no próximo dia 25 de dezembro. “Até lá, a data será comemorada junto à direção do Hospital, à comunidade hospitalar, a organizações e poderes constituídos e junto à comunidade, que tanto apoio e credibilidade tem depositado na Instituição nesses anos de sua existência”, disse.

O provedor Alexandre Valvano Neto, durante abertura do Encontro
 
Para ele, falar da Santa Casa de Piracicaba é falar da própria saúde do município e da região, para a qual a Instituição é referência em assistência e um dos principais instrumentos de saúde para o sistema público, direcionando atualmente mais de 80% de seus 337 mil atendimentos/ano pelo SUS- Sistema Único de Saúde.
 
“Isso significa mais qualidade de vida para as milhares de pessoas que foram e que são atendidas em nossa Instituição”, frisou o provedor, que integra a Diretoria da Santa Casa desde março de 1996. “Fui mesário, tesoureiro, vice-provedor e, agora, com apoio dos meus diretores, estou como provedor desta magnifica Instituição”, ressaltou Valvano, evidenciando o compromisso e o desafio de fazer com que os benefícios aqui produzidos por meio da ciência, da tecnologia e da assistência humanizada concedida por uma equipe composta por 384 médicos e 1907 funcionários, sejam instrumentos de saúde e vida.
 
“Com esta perspectiva, eu renovo meus votos de compromisso com a Instituição e declaro aberta a programação dos 170 Anos da Santa Casa de Piracicaba”, disse ao encerrar a solenidade e agradecer a presença de todos.

Deixe seu Comentário


Renato Leitão RONSINI - 06/07/2024 07h11
PARABÉNS PELOS 170 ANOS DESSA INSTITUIÇÃO ORGULHO DE PIRACICABA !