Os metalúrgicos de Piracicaba e Região contam com seguros de vida exclusivos para trabalhadores sócios do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região e registrados nas empresas.

Os seguros de vida abrangem três situações que o trabalhador pode ser vítima, e que beneficiam os associados e seus familiares, além do qual consta na Convenção Coletiva da categoria.     

Para os sócios do Sindicato e registrados nas empresas os seguros atendem as necessidades: 

Diária de Interrupção Temporária (DIT) benefício que atende qualquer tipo de acidente que aconteça com o trabalhador, dentro ou fora da empresa. Esse seguro é uma contribuição garantida pela vítima, e o valor entregue dentro dos 60 dias do acidente, período em que o trabalhador aguarda o prazo para receber o seu direito junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Incapacidade Parcial do Trabalhador, neste caso, o benefício é concedido quando a vítima tem um membro comprometido por acidente ocorrido dentro da empresa. O Sindicato dos Metalúrgicos faz um cálculo por cada membro do corpo, o trabalhador recebe o valor concedido por direito.  

No caso de atender o Seguro de Vida, por Incapacidade Total, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira (Juca) é sem dúvida o mais grave e lamentável, concedido em caso de óbito do trabalhador, o benefício é destinado a família da vítima. “Nós do Sindicato, trabalhamos para que os acidentes não aconteçam, pois, a vida não tem valor. Sempre pergunto nas Assembleias, o valor de uma vida, para que os trabalhadores se conscientizem sobre a importância de usar os EPIs Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e de Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs), além de desenvolver ações como participação ativa da diretoria da entidade, no Comitê de Prevenção de Acidentes de Trabalho Fatais (COMPRAT), Encontro dos Cipeiros e demais ações junto ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest)”.

Para o presidente do Sindicato, Wagner da Silveira (Juca), a atuação da diretoria da entidade garante aos trabalhadores a Convenção Coletiva da categoria, que contempla 84 cláusulas com direitos dos metalúrgicos, e na cláusula vigésima quarta, consta mais um Seguro de Vida, que determina o direito, “Esse é o Seguro que atende morte natural, morte acidental, invalidez permanente total por acidente, invalidez permanente parcial por acidente e auxílio funeral. É sempre um assunto não confortável de ser ter tratado, mas é importante para que o trabalhador conheça e reconheça os seus direitos, e esteja certo que pode contar com a atuação da nossa diretoria, que tem como foco, a prevenção de acidentes, e todos os cuidados caso por algum motivo, ele não tenha sido evitado”.   

 

Texto Flavia Vieira

Foto Alexandre Novaes

Deixe seu Comentário