Com o intuito de facilitar o atendimento e promover a acessibilidade nos serviços municipais às pessoas surdas ou com deficiência auditiva, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), lançou, 1º/07, a Central de Libras, plataforma digital que poderá ser acessada em todos os prédios públicos via QRCode. O lançamento foi realizado no Centro Cívico.
A solução é gerenciada pela Icom e foi desenvolvida pela Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). Vai intermediar a comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de serviços de interpretação. Ela permite a comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e os agentes dos serviços públicos municipais da Prefeitura de Piracicaba, por meio da tradução e interpretação em tempo real por áudio, vídeo, texto (chat) e telefonia.
Com o apoio da Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), o Executivo vai aplicar o uso da plataforma em todas as secretarias, alcançando todos os serviços públicos que são oferecidos pela Prefeitura de Piracicaba.
Participaram do lançamento o prefeito Luciano Almeida; a titular da Semgov, Tássia Espego; a presidente da Assupira, Giselle Lorena Milhomen; a primeira-secretária da Assupira, Beatriz Turetta; a tesoureira da Assupira, Jeocasta de Almeida; o CEO da Icom, Cid Torquato; e a rede de relacionamento da Icom, Edy Maria Pereira.
“Fazer a implantação dessa plataforma nos serviços públicos é uma conquista da comunidade surda e também da gestão municipal. Os servidores são peças absolutamente fundamentais para o atendimento e, agora, terão a comunidade surda mais próxima. É um dia a ser comemorado”, acrescentou Torquato.
Jeocasta também é surda e fez uma representação ao vivo de como a plataforma funciona, com auxílio da representante da Icom. Para ela, a aplicação da plataforma é sinônimo de independência. “Estou muito feliz por essa quebra de barreiras no atendimento às pessoas surdas. Sou muito grata porque hoje me deram um presente. Toda vez que precisava de atendimento, ia com a minha mãe, mas muitas vezes ela não conseguia me ajudar. Agora, por meio desse serviço, conseguirei fazer as coisas sozinhas. Estou emocionada pela independência que vai me trazer”, contou.
COMO FUNCIONA – A Central de Libras vai funcionar por meio do sistema QRCode, que estará em cartazes afixados, a partir de amanhã, 02/07, nos prédios públicos municipais. Com o uso de celular com internet, a pessoa surda que opta pela comunicação em Libras pode acessar o aplicativo apontando a câmera do aparelho para o QRCode. A plataforma será iniciada imediatamente e um intérprete online fará a intermediação entre usuário e servidor.
A plataforma funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Os usuários terão acesso aos serviços de interpretação em Libras por meio de um sistema que permite a transmissão em tempo real e a comunicação ocorrerá virtualmente, conectando o munícipe com deficiência auditiva, a Central de Libras e o servidor municipal (ouvinte).
TREINAMENTO – Em junho, a Prefeitura, em conjunto com a empresa Icom, ofereceu um treinamento aos servidores sobre a Central de Libras. Na ocasião, os servidores municipais aprenderam como a plataforma funciona, como realizar o atendimento por meio da Central de Libras e demais aspectos.