Por Evandro Pelligrinotti - XV de Piracicaba
Foto: Mariana Kasten - XV de Piracicaba
O XV de Piracicaba conheceu, na tarde deste sábado, 29, no Estádio Municipal Dr. Adail Nunes da Silva, em Taquaritinga, sua primeira derrota na Copa Paulista Sicredi 2024, ao perder por 1 a 0 para o Taquaritinga (o zagueiro Victor Hugo marcou). O Nhô Quim encerra a terceira rodada com duas apresentações e ocupando a quinta posição no grupo 3, com um ponto. O Alvinegro Piracicabano volta a campo às 19h30 da próxima sexta-feira, diante do União São João, em Piracicaba.
O jogo
O início da partida foi com as equipes buscando encontrar os espaços em campo e utilizando a bola alçada na área como opção. Foi por baixo, porém, que Eric exigiu intervenção de Matheus Saldanha, aos 17 minutos. Serginho tentou o passe, a bola bateu na marcação e ficou com o camisa 25, que, na entrada da área, dominou, girou e mandou rasteiro. O goleiro encaixou. O lance aconteceu pouco depois que o Taquaritinga chegou a balançar as redes. O impedimento, no entanto, foi assinalado.
O arremate de longa distância também era uma alternativa, e Fabinho arriscou, dessa forma, aos 22 minutos, para fora. Aos 25, João Salles cruzou pela direita, Eric disputou pelo alto, a bola pegou por último no defensor e saiu pela linha de fundo. Gabriel Augusto cobrou o escanteio e o próprio centroavante cabeceou. A bola foi no “pé da trave”. Natan Bahia, aos 33 minutos, avançou pela esquerda e, já na área, finalizou cruzado. Gabriel Coutinho defendeu, mandando para escanteio.
Na sequência, Franco cabeceou firme e o goleiro quinzista fez bela defesa. Aos 36 minutos, foi a vez de João Victor tentar de longe. A bola passou à esquerda do gol. João Salles chegou à linha de fundo, aos 37, e encontrou Eric na área. O atacante desviou de direita, por baixo, e Matheus Saldanha bloqueou. Os donos da casa abriram o placar aos três minutos da etapa final. Andradina bateu falta lateral e o zagueiro Victor Hugo resvalou de cabeça, anotando o único gol da partida no Taquarão.
O XV procurou se mexer, visando o empate, mas a marcação do Taquaritinga levava a melhor. Luís Araújo, aos 29, recebeu no bico esquerdo da grande área, e tentou encontrar o ângulo oposto. A bola subiu demais e foi para fora. Gilberto Alemão cobrou falta com força, aos 44, Anthony pegou o rebote e cabeceou na zaga. A jogada seguiu e o árbitro marcou falta em Fabrício, na área. Luís Araújo bateu o pênalti e o goleiro do time de Taquaritinga impediu que o marcador fosse alterado.
Ficha técnica
Copa Paulista Sicredi – 3ª rodada
Taquaritinga 1×0 XV de Piracicaba
Taquaritinga – Matheus Saldanha; Fabinho, Rael, Victor Hugo e Franco; João Victor (Giovani), Yuhei Natan Bahia (Trindade) e Andradina (Lucas Lima); Alan Leite (Wellington) e Andrey Jacaré (Pedrão) Técnico: Marcelo Marelli
XV de Piracicaba – Gabriel Coutinho; João Salles, Gilberto Alemão, Luiz Gustavo e Gabriel Augusto; Willian Monteiro, Paulinho (Iago) e Serginho (Luizinho); Felipe Benedetti (Anthony), Luís Araújo e Eric (Fabrício) Técnico: Leandro Samarone